A convivência entre crianças com e sem deficiência e o papel do professor na educação infantil

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva Centro Integrado de Desenvolvimento, Faculdades Integradas São Judas tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24604

Palavras-chave:

educação inclusiva, turmas mistas, interação

Resumo

O presente artigo aborda a convivência entre crianças com e sem deficiência em duas turmas mistas dos dois últimos anos da Educação Infantil de uma Escola da rede privada da cidade de Porto Alegre, RS (idades entre 5 e 6). A partir da experiência no campo, o artigo propõe algumas reflexões sobre a interação entre as crianças no espaço escolar e o papel do adulto em cenas vivenciadas pelo pesquisador. Este artigo é fruto de uma pesquisa para tese de doutoramento. A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza entrevistas semiestruturadas e registros de observação no diário de aula do pesquisador para compor o conjunto de dados analisados. A análise dos dados aponta para benefícios advindos do convívio entre crianças com e sem deficiência. Pelo convívio em turmas mistas, as crianças com deficiência desenvolvem-se via imitação do comportamento das crianças com desenvolvimento típico. As crianças sem deficiência aprendem a conviver com as diferenças, tornando-se pessoas mais abertas à diversidade. O professor é peça chave para que esse convívio possa contribuir para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. A Educação Infantil é uma etapa relevante para o desenvolvimento de habilidades sociais e percepção de alteridade.

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Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, Centro Integrado de Desenvolvimento, Faculdades Integradas São Judas tadeu

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador Pedagógico da Educação Infantil do Centro Integrado de Desenvolvimento e professor das Faculdades Integradas São Judas Tadeu

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Silva, M. O. da. (2018). A convivência entre crianças com e sem deficiência e o papel do professor na educação infantil. Revista Educação Especial, 31(60), 107–118. https://doi.org/10.5902/1984686X24604

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua