Esportes surdos na constituição do ser social: uma compreensão histórica sob a perspectiva da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14964Parole chiave:
Surdez, Esporte surdo, Identidade surda, Educação ambiental.Abstract
A inclusão social dos surdos é um complexo fenômeno que engloba questões de cunhos morais, conceituais, legais, entre outros. Neste caminho, a principal conquista dos surdos foi, sem dúvida, a oficialização da sua língua como língua oficial brasileira, que é fator de identificação, cultura e socialização para os surdos. Já o esporte teve vultoso papel no processo de organização e de transformação subjetiva dos surdos, o que, no contexto da Educação Ambiental, o caracteriza como ferramenta de modificação dos ambientes físicos e psicossociais por onde os surdos transitam à medida que promove a autoestima dos indivíduos, a autonomia dos grupos e o reconhecimento dos demais. O objetivo deste estudo foi evidenciar o papel do esporte como ferramenta de socialização e de construção de identidade surda e mostrou que os esportes foram motivo e meio de inserção e de modificação das relações político-sociais dos surdos no Brasil .
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).