Equilíbrio dos deficientes visuais antes e após Gameterapia

Autores

  • Maria Cecília Moraes Frade Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Julia Pistolato Cardeña Univerdade Federal do Triângulo Mineiro
  • Suraya Gomes Novais Shimano Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais
  • Carla Cristina Esteves Silva Oliveira
  • Nuno Miguel Lopes Oliveira Univerdade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13720

Palavras-chave:

Baixa visão, Equilíbrio, Fisioterapia

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13720

Nesse estudo avaliamos o equilíbrio em deficientes de baixa visão antes e após 16 sessões de gameterapia. Aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa com o protocolo 2349 /2012. Desenvolvido no Instituto dos Cegos do Brasil Central em Uberaba, Minas Gerais. Amostra foi de 10 indivíduos com baixa visão na faixa etária de 12 a 23 anos. Inicialmente os participantes foram avaliados com a Escala de Equilíbrio de Berg, submetidos a uma única sessão de gameterapia e reavaliados novamente. Depois foram selecionados 4 dos 10 participantes para realizarem 16 sessões de gameterapia durante 2 meses. E no final,  reavaliamos o equilíbrio. Os resultados mostraram melhora significativa de equilíbrio. A reabilitação virtual está presente em diferentes tipos de tratamento, aprimora função motora e  melhora o equilíbrio. Concluímos que a gameterapia interferiu na melhora de equilíbrio dos deficientes visuais de baixa visão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suraya Gomes Novais Shimano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais

Graduada em Fisioterapia (2000), com Especialização em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em "O aparelho locomotor no esporte" (2001), Mestrado em Bioengenharia (2005) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (2010). Atualmente é Professora Adjunto do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba/MG), com projeto de extensão universitária em reabilitação aquática e em solo de deficientes visuais, projetos de pesquisa em avaliação físico-funcional, posturografia e qualidade de vida. É tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFTM.

Nuno Miguel Lopes Oliveira, Univerdade Federal do Triângulo Mineiro

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-1997), Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-1999) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2006). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (Uberaba), sócio da Associação Brasileira dos Fisioterapeutas (ABF) e avaliador do INEP. Têm experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Eletrotermofototerapia e Recursos Terapêuticos Manuais, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia músculo-esquelética, eletrotermofototerapia, plasticidade músculo-esquelética.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Frade, M. C. M., Cardeña, J. P., Shimano, S. G. N., Oliveira, C. C. E. S., & Oliveira, N. M. L. (2014). Equilíbrio dos deficientes visuais antes e após Gameterapia. Revista Educação Especial, 27(50), 751–764. https://doi.org/10.5902/1984686X13720

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua