Equilíbrio dos deficientes visuais antes e após Gameterapia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13720Parole chiave:
Baixa visão, Equilíbrio, FisioterapiaAbstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13720
Nesse estudo avaliamos o equilíbrio em deficientes de baixa visão antes e após 16 sessões de gameterapia. Aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa com o protocolo 2349 /2012. Desenvolvido no Instituto dos Cegos do Brasil Central em Uberaba, Minas Gerais. Amostra foi de 10 indivíduos com baixa visão na faixa etária de 12 a 23 anos. Inicialmente os participantes foram avaliados com a Escala de Equilíbrio de Berg, submetidos a uma única sessão de gameterapia e reavaliados novamente. Depois foram selecionados 4 dos 10 participantes para realizarem 16 sessões de gameterapia durante 2 meses. E no final, reavaliamos o equilíbrio. Os resultados mostraram melhora significativa de equilíbrio. A reabilitação virtual está presente em diferentes tipos de tratamento, aprimora função motora e melhora o equilíbrio. Concluímos que a gameterapia interferiu na melhora de equilíbrio dos deficientes visuais de baixa visão.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).