<b>Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem: diversidade e inclusão escolar</b>

Autores

  • Fabio Aléssio Alfredo Covatti FURB
  • Julianne Fischer FURB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4085

Palavras-chave:

Evaluation of learning, Inclusion at school, Qualitative research.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/4085

Este artigo teve como objetivo analisar as concepções e instrumentos de avaliação escolar por meio dos dizeres de professores do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Bombinhas/SC, sob a óptica teórica dos princípios da inclusão e avaliação escolar, nas resoluções mais recentes do MEC sobre diversidade e nas contribuições de Vygotsky. Optamos pela pesquisa qualitativa e como coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Para nortear a interpretação dos dizeres, utilizamos a análise de conteúdo. Compreendemos que os professores tendem a modificar pouco suas estratégias e métodos de ensino, procurando avaliar a todos de maneira igual, tornando assim comprometido a abrangência das diferenças na escola.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Inclusão escolar; Pesquisa qualitativa.

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Biografia do Autor

Fabio Aléssio Alfredo Covatti, FURB

Professor de Língua Portuguesa, com graduação em Letras (UPF, 2000), Pós-graduação em Arte e Educação (Aupex, 2004) e Mestrando em Educação (Furb, 2010..)

Julianne Fischer, FURB

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2001)
Professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau , Brasil

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

Covatti, F. A. A., & Fischer, J. (2012). <b>Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem: diversidade e inclusão escolar</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 305–317. https://doi.org/10.5902/1984686X4085

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua