<b>Inclusão escolar e Educação Infantil: um estudo de caso<b/>

Autores

  • Paulo Celso Pereira UFSCar
  • Thelma Simões Matsukura UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5471

Palavras-chave:

Early childhood education, Inclusionary practices, Day nursery.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5471


A inclusão escolar surgiu na década de 80, pautada no movimento de inclusão social, propondo um novo paradigma para o atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais. A literatura aponta uma grande dificuldade para a implantação de projetos de inclusão escolar e, na literatura nacional são poucos os estudos sobre a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais em creches (Educação Infantil). O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento, segundo a perspectiva das professoras, das crianças com necessidades especiais inseridas em creches da rede municipal da cidade de Catanduva, estado de São Paulo, e identificar a concepção das diretoras de creche sobre inclusão escolar. Participaram da pesquisa 54 professoras e 15 diretoras; que preencheram o Instrumento de Identificação de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais e responderam a uma entrevista, respectivamente. Os resultados mostraram que, na concepção das professoras, nas creches da referida cidade estavam inseridas 40 crianças com necessidades especiais, na maioria meninos, com maior incidência na faixa etária de dois a três anos, sendo que 27,5% foram identificadas em situação de risco. O estudo revelou ainda que as diretoras tinham conhecimento superficial sobre inclusão escolar, priorizando seus aspectos práticos.

Palavras-chave: Educação infantil; Inclusão escolar; Creche.

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

Pereira, P. C., & Matsukura, T. S. (2012). <b>Inclusão escolar e Educação Infantil: um estudo de caso<b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 125–144. https://doi.org/10.5902/1984686X5471

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua