<b>Revista “Topics in Early Childhood Special Education”: avaliação do periódico e dos artigos</b>

Autores

  • Paulo Celso Pereira
  • Karyne de Souza Augusto Rios

Palavras-chave:

Special Education, Assessment, Periodicals, Information Science.

Resumo

Os periódicos têm por finalidade a divulgação e a comunicação do conhecimento científico. Por ser veículo de disseminação das produções científicas, se faz necessária a avaliação dos periódicos para aferir a qualidade das pesquisas: rigor, confiabilidade e seriedade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o periódico Topics in Early Childhood Special Education, considerando para análise a revista como um todo e os aspectos formais e de conteúdo dos artigos. A análise revelou que o periódico preenche satisfatoriamente os critérios de normalização, instruções aos autores e avaliação dos artigos. Contudo, identificou-se a necessidade de maior rigor na legenda bibliográfica que deve aparecer em todas as páginas dos artigos. Com relação à análise dos artigos observou-se ausência de palavras-chave e grande variedade nas informações dos resumos, que por vezes não se referiam aos aspectos centrais da pesquisa. Todos os autores e instituições são norte-americanos e o tipo de pesquisa mais publicado é de relato de pesquisa. A caracterização dos participantes indicou que a revista aborda diferentes tipos de necessidades especiais, mas concentra maior número de publicações sobre autismo. Os dados confirmam os objetivos da revista em prover informações relevantes e atuais sobre todos os aspectos da educação precoce para crianças com necessidades especiais, incluindo suas famílias. Pontua-se a necessidade de maior abrangência da revista além do continente norte-americano, incluindo a participação de pesquisadores de outros países. Adicionalmente o modelo de avaliação utilizado mostrou-se eficaz em prover dados de qualidade, confiabilidade e rigor do periódico e das pesquisas nele publicadas.

Palavras-chave: Educação Especial. Avaliação. Periódicos. Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Pereira, P. C., & Rios, K. de S. A. (2008). <b>Revista “Topics in Early Childhood Special Education”: avaliação do periódico e dos artigos</b>. Revista Educação Especial, 21(32), 285–300. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/104

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua