<b>A invenção da educação especial</b>

Autores/as

  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumen

Minha intenção neste artigo é traçar um panorama mostrando como se institucionalizou a educação especial em um contexto geral de educação e, depois, como pedagogia específica no Brasil e na Universidade Federal de Santa Maria. É com o surgimento da escola pública obrigatória e gratuita para todos que a educação especial começa a ser pensada. Com as dificuldades em acompanhar os conteúdos escolares, surge a necessidade de se criar locais e saberes onde se possa controlar, disciplinar, ortopedizar e normalizar o diferente.

Palavras-chave: Educação. Educação Especial. Invenção 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Rampelotto, E. M. (2012). <b>A invenção da educação especial</b>. Revista De Educación Especial, 53–64. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4915

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua