Intervenções para casos de crianças e adolescentes com mutismo seletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X48498

Palavras-chave:

Mutismo Seletivo, Intervenção, Comunicação Alternativa e Ampliada.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão integrativa de literatura com vistas à identificação dos tratamentos psicoterapêuticos, farmacológicos ou que utilizaram a comunicação alternativa como intervenção para os casos de crianças com mutismo seletivo. Para este fim, considerou-se o levantamento bibliográfico em base de dados virtuais como método de análise. Foram selecionados os descritores nas versões português e inglês (“mutismo seletivo”, “crianças”, “adolescente”, “tratamento”, “intervenção”, “escola”, “comunicação alternativa e ampliada”, “selective mutism”, “children”, “adolescent”, “treatment”, “intervention”, “augumentative and alternative communication”) e utilizados, isoladamente ou combinados entre si, por meio do operador boleano “and” de acordo com a particularidade de cada base de dados. Como resultado, foram identificados 27 estudos, entre eles: artigos na íntegra, teses, dissertações publicadas em português e inglês nas bases de dados Google Acadêmico, ERIC, PubMed, Scielo, Web of Science, bibliotecas virtuais de universidades públicas nacionais e uma biblioteca virtual de uma universidade americana. Para a seleção final dos estudos foram definidos parâmetros de inclusão, conforme os três itens a seguir: a) estudos empíricos que mostrassem efeitos de intervenções, publicados entre os anos de 2006 a 2017; b) participantes com até 18 anos de idade e com o diagnóstico de mutismo seletivo, de acordo com os critérios do DSM 4 e 5; c) intervenções psicoterapêuticas, farmacológicas ou que utilizassem a comunicação alternativa. Foram excluídas as publicações que não atendessem aos critérios acima. Concluiu-se que intervenção terapêutica predominantemente utilizada é a cognitiva comportamental, sem indicar um tempo de intervenção específico.

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Biografia do Autor

Danielle Castelões Tavares de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Souza, D. C. T. de, & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2021). Intervenções para casos de crianças e adolescentes com mutismo seletivo. Revista Educação Especial, 34, e2/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X48498

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico