Atividade lúdica para o ensino de ciências com prática inclusiva para surdos

Autores

  • Daniel Santos Espindola Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danubia Carneiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Talicia do Carmo Galan Kuhn Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0001-8453-0751

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24791

Palavras-chave:

educação inclusiva, atividade lúdica para surdos, educação surda

Resumo

A inclusão de estudantes surdos tem sido cada vez mais observada na realidade escolar, sendo que é essencial que os professores busquem metodologias efetivas nos processos de ensino e aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar o uso da ludicidade como ferramenta de auxilio no ensino de Biomas Brasileiros, contribuindo para uma aprendizagem significativa, promovendo a inclusão de um surdo em uma classe mista. Nessa perspectiva, foi elaborado uma atividade lúdica bilíngue sobre Biomas do Brasil. A pesquisa foi aplicada em uma classe do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino no município de Ponta Grossa, Paraná. A atividade apresentou bons resultados, pois houve o envolvimento de todos os estudantes e abordou-se o conteúdo de forma igualitária. Concluiu-se que há práticas pedagógicas que são capazes de promover a inclusão, desde que, se atente às dificuldades dos estudantes com necessidades especiais. Portanto a atividade lúdica é um instrumento que corrobora para o processo ensino/aprendizagem e promove a interação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Espindola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmico da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Departamento Acadêmico de Ensino.

Danubia Carneiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Departamento Acadêmico de Ensino.

Talicia do Carmo Galan Kuhn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia.

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa

Bióloga, Doutora em Ciências.

Docente do Departamento Acadêmico de Ensino.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Espindola, D. S., Carneiro, D., Kuhn, T. do C. G., & Antiqueira, L. M. O. R. (2017). Atividade lúdica para o ensino de ciências com prática inclusiva para surdos. Revista Educação Especial, 30(58), 485–498. https://doi.org/10.5902/1984686X24791

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua