O acontecimento Victor de Aveyron: esboço de uma genealogia da psiquiatrização da infância

Autores

  • Lilia Ferreira Lobo Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22489

Palavras-chave:

Acontecimento, Menino selvagem, Genealogia, Aliança médico-pedagógica, Expansão da psiquiatria.

Resumo

O que aqui se denomina como “acontecimento Victor de Aveyron” inaugura, no contexto das práticas do século XVIII, novas questões para os saberes e as práticas médicas e pedagógicas, enovos problemas para este estranho objeto de conhecimento: ‘homem’.Este texto pretende traçar, a partir dos relatórios de Jean Marc Itard sobre a tarefa que desenvolve na tentativa de educar o menino selvagem encontrado nos bosques de Aveyron, um esboço de uma genealogia histórica, segundo a perspectiva do pensamento de Michel Foucault. Trata-se do processo de construção da aliança médico-pedagógica e seus dispositivos de poder disciplinar e de normalização que deram origem à expansão da psiquiatria, processo que não passou pela criança louca, mas pela criança idiota. Se o aparecimento de Victor para as luzes da civilização provocou a produção de um saber colonizador sobre o corpo resistente à normalização, a busca do limite do corpo selvagem, tão incapaz quanto o idiota, provocou também o surgimento do dispositivo da aliança médico-pedagógica que até hoje observamos incidir sobre os corpos infantis, mesmo considerando as diferenças de objetivos, de recursos técnicos, das práticas institucionais, das tentativas de inclusão social.

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Biografia do Autor

Lilia Ferreira Lobo, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil

Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, autora da livro: Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro, FAPERJ/ Lamparina, 2008, 2ª edição, 2015.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Lobo, L. F. (2016). O acontecimento Victor de Aveyron: esboço de uma genealogia da psiquiatrização da infância. Revista Educação Especial, 29(56), 537–550. https://doi.org/10.5902/1984686X22489

Edição

Seção

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade