<b>Concepção dos professores sobre a apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down</b>

Autores/as

  • Maria do Carmo Lobato da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Marinalva Silva Oliveira Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2044

Palabras clave:

School inclusion, Appropriation of mathematical knowledge, Syndrome.

Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender, a partir da concepçao dos professores, como ocorre o acesso e apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down a partir de sua participação no contexto de sala de aula no ensino regular. Participaram 03 professoras que trabalhavam com alunos com síndrome de Down, onde responderam a entrevista semi-estruturada, cujo propósito foi verificar e analisar como as mesmas possibilitam o acesso ao conhecimento matemático para crianças com síndrome de Down. Os resultados mostraram que as crianças com síndrome de Down não estão tendo acesso e muito menos se apropriando de conceitos matemáticos nessas escolas, uma vez que as práticas das professoras tem se limitado a exposição oral para ensinar todas as crianças, inclusive as crianças com síndrome de Down, negando suas especificidades ou de qualquer outra criança. As escolas participantes deste estudo continuam alicerçadas num paradigma escolar homogenizador e meritocrático, onde as diferenças individuais e sociais são vistas como pré-requisitos para a exclusão.



Palavras-chave: Inclusão escolar; Apropriação de conhecimentos matemático. Síndrome de Down.

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Biografía del autor/a

Marinalva Silva Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Professora Adjunto IV trabalhando na linha de pesquisa sobre Inclusão das crianças com síndrome de Down no ensino regular

Publicado

2010-10-13

Cómo citar

Silva, M. do C. L. da, & Oliveira, M. S. (2010). <b>Concepção dos professores sobre a apropriação de conhecimentos matemáticos por crianças com síndrome de Down</b>. Revista De Educación Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X2044

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua