<b> Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil </b>

Autores

  • Laura Kemp de Mattos UFSC
  • Adriano Henrique Nuernberg UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1989

Palavras-chave:

Educational inclusion, autism, disorder.

Resumo

 

Esse trabalho visa relatar uma experiência de intervenção psicoeducacional no contexto escolar junto a uma turma de educação infantil. O foco principal foi auxiliar na promoção do desenvolvimento e da interação social de um educando com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). O autismo leva a um funcionamento diferenciado do sujeito no tocante à reciprocidade social e comunicação, portanto, para que o educando possa participar das interações sociais foram necessárias mediações específicas articuladas com as características singulares da criança, valorizando a inter-regulação da participação do sujeito nas trocas sociais. Os resultados foram bastante expressivos, evidenciando a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento psicossocial. De modo geral, foram observadas melhorias significativas na qualidade de interação e comunicação do educando em questão, bem como foram verificadas melhorias na capacidade da turma em acolher diferenças e da professora em flexibilizar suas práticas educacionais à luz de perspectivas inclusivas.

Palavras-chave: inclusão escolar; autismo; deficiência.

 

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Biografia do Autor

Laura Kemp de Mattos, UFSC

Mestranda em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Adriano Henrique Nuernberg, UFSC

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2011-06-10

Como Citar

de Mattos, L. K., & Nuernberg, A. H. (2011). <b> Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 129–141. https://doi.org/10.5902/1984686X1989

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua