Formação continuada de professores: buscando melhorar e facilitar o ensino para deficientes visuais por meio de tecnologias assistivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X16066Palabras clave:
Tecnologias assistivas. Deficiente Visual. Ensino de QuímicaResumen
Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado intitulada: “Deficiente visual: ensinando e aprendendo química através das tecnologias assistivas no ensino médio” e compreende a formação continuada de professores abordando tecnologias assistivas para deficientes visuais. O curso ofertado aos professores de químicas e auxiliares, que trabalham com alunos deficientes visuais, teve como principal objetivo promover o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas a partir das tecnologias assistivas. Foi utilizada a técnica de observação em duas escolas Estaduais de Boa Vista/RR para analisar as práticas e anseios dos professores e as necessidades dos alunos na sala de aula regular. A partir desta prática optou-se em promover o curso de Mecdaisy que é uma tecnologia brasileira que traz sintetizador de voz (narração e permite combinar texto, áudio e imagens para representar conteúdos). Constatou-se que a formação continuada possibilitou a reflexão e o crescimento tanto pessoal como profissional e a mudança nas práticas pedagógicas.
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