A robótica educacional como ferramenta multidisciplinar: um estudo de caso para a formação e inclusão de pessoas com deficiência

Autores/as

  • Lídia Lopes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Larissa Medeiros Marinho dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luis Fernando Freire de Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marcio Falcão Santos Barroso Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cleuzilaine Vieira da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Bruna Reis Serpa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eduardo Bento Pereira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15932

Palabras clave:

Educação Especial, Robótica, Inclusão

Resumen

Esse trabalho apresenta os resultados do projeto de extensão com interface a pesquisa, “A Robótica e a Inclusão Social: Tecnologia e Acessibilidade Aplicadas ao Ensino”, no qual os objetivos primordiais foram de estabelecer uma dinâmica de interação com a comunidade externa da UFSJ oferecendo aulas de introdução da robótica para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de São João del-Rei com baixo desempenho no ENEM. Incluindo também nesse trabalho alunos com deficiência dessas instituições regulares de ensino. No total, participaram desse trabalho oito escolas, sendo dentre os alunos, quatro surdos, um esquizofrênico, um com síndrome de aspergem e um com déficit de inteligência. A hipótese colocada em cheque nesse trabalho é se em um grupo heterogêneo, irão se sobressair as qualidades individuais de cada elemento, para o bem do grupo, em detrimento de seus limitantes físicos e/ou cognitivos. Foram desenvolvidas atividades com o intuito de proporcionar maior interação e o trabalho em equipe entre os alunos durante as aulas. Ao final desse trabalho foi proposta a avaliação do projeto, sendo essa baseada nas discussões referentes às observações realizadas pelos instrutores do curso de robótica (graduandos em Engenharia Elétrica), alunos da Psicologia que acompanharam as aulas e professores orientadores do projeto. Com relação à hipótese que foi colocada a principio no projeto, após a análise sistemática das discussões e questionários pelos estudantes e professores da Engenharia Elétrica e Psicologia, concluiu-se que o trabalho em equipe dos alunos superou suas limitações físicas e cognitivas.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lídia Lopes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014). Atualmente é Mestranda no Programa de Psicologia da mesma Universidade na linha de Pesquisa Processos Sociais e Socioeducativos. Bolsista CAPES. Trabalha com Educação Inclusiva e Políticas Públicas de Educação.

Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia Social e do Trabalho (2002), graduada e licenciada em Psicologia (1998) pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e colaboradora no Mestrado da Universidade Federal de São João del Rei.

 

 

Luis Fernando Freire de Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Brasil. Atualmente, participa de projetos de extensão universitária e de pesquisa com o foco em robótica educacional, acessibilidade, tecnologias assistivas, sistemas de controle e técnicas de otimização aplicadas para processos robóticos. Além disso, possui curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Departamento de Minas Gerais Regional (SENAI) - Brasil.

Marcio Falcão Santos Barroso, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela UFSJ (2000), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela UFMG. É professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL) da UFSJ e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) da UFSJ/CEFET-MG. Tem experiência na área de Sinais e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de sistemas, otimização em engenharia e instrumentação e metrologia científica. É atualmente Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação na UFSJ.

Cleuzilaine Vieira da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

É Graduada em LETRAS LIBRAS Bacharelado Tradução e interpretação em LIBRAS pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). graduada em LETRAS com habilitação em Inglês, Português e literatura diversas, pelo Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM (2006). Proficiente na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa PROLIBRAS, Registro nº2008.2567 e Pós- Graduada em Língüística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pelo UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas. Foi intérprete educacional da Escola Estadual "Dona Guiomar de Melo e na Escola Estadual" "Dr. Paulo Borges" em Patos de Minas -MG mediante a aprovação em banca examinadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS /BH) Registro n CFI-0263/2008 e Tutora do Pólo Patos de Minas da Universidade de Santo Amaro- UNISA. Atualmente é professora auxiliar na Universidade Federal de São João Del Rei e pesquisadora do NACE - Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho e mestranda em educação

Bruna Reis Serpa, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei

Eduardo Bento Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui doutorado e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, área de Sistemas e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2013, 2008) e é graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de São João Del-Rei UFSJ e cursa o doutorado no ITA. Tem experiência prática na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais e teórica em Sistemas de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: automação industrial, robótica e sistemas complexos.

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Lopes, L., Santos, L. M. M. dos, Souza, L. F. F. de, Barroso, M. F. S., Silva, C. V. da, Serpa, B. R., & Pereira, E. B. (2015). A robótica educacional como ferramenta multidisciplinar: um estudo de caso para a formação e inclusão de pessoas com deficiência. Revista De Educación Especial, 28(53), 735–750. https://doi.org/10.5902/1984686X15932

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua