This paper presents the results of the extension project with interface the research “Robotics and Social Inclusion: Technology and Accessibility Applied to Teaching”, in which the primary objective was to establish a dynamic of interaction with the exter

Authors

  • Lídia Lopes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Larissa Medeiros Marinho dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luis Fernando Freire de Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marcio Falcão Santos Barroso Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cleuzilaine Vieira da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Bruna Reis Serpa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eduardo Bento Pereira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15932

Keywords:

Special Education, Robotics, Inclusion.

Abstract

This paper presents the results of the extension project with interface the research “Robotics and Social Inclusion: Technology and Accessibility Applied to Teaching”, in which the primary objective was to establish a dynamic of interaction with the external community of UFSJ offering introduction to robotics classes to elementary and high school students of public schools in São João del Rei that achieved a low result on ENEM. This work also includes students with disabilities from these regular educational institutions. In total, eight schools participated in this project, and among the students there were four deaf, one schizophrenic, one with a sprinkle syndrome and one with intelligence deficit. The hypothesis put in check in this project was whether in heterogeneous group individual qualities of each element would stand out, for the good of the group, in detriment of their physical or cognitive limiting. Activities were developed to reach this purpose with the aim to offer more interaction and group work among students during the classes. In the end it was proposed the evaluation of the project based on discussions concerning the observations made by the robotic course instructors (Electric Engineering Students), Psychology students that accompanied the classes and professors who guided the project. Thus, in relation to the hypothesis that was primary in the project, after the systematic analysis of discussions and questionnaires by the Electrical Engineering and Psychology students and professors, it was concluded that the students’ team work overcame their physical and cognitive limitations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lídia Lopes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014). Atualmente é Mestranda no Programa de Psicologia da mesma Universidade na linha de Pesquisa Processos Sociais e Socioeducativos. Bolsista CAPES. Trabalha com Educação Inclusiva e Políticas Públicas de Educação.

Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia Social e do Trabalho (2002), graduada e licenciada em Psicologia (1998) pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e colaboradora no Mestrado da Universidade Federal de São João del Rei.

 

 

Luis Fernando Freire de Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Brasil. Atualmente, participa de projetos de extensão universitária e de pesquisa com o foco em robótica educacional, acessibilidade, tecnologias assistivas, sistemas de controle e técnicas de otimização aplicadas para processos robóticos. Além disso, possui curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Departamento de Minas Gerais Regional (SENAI) - Brasil.

Marcio Falcão Santos Barroso, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela UFSJ (2000), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela UFMG. É professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL) da UFSJ e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) da UFSJ/CEFET-MG. Tem experiência na área de Sinais e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de sistemas, otimização em engenharia e instrumentação e metrologia científica. É atualmente Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação na UFSJ.

Cleuzilaine Vieira da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

É Graduada em LETRAS LIBRAS Bacharelado Tradução e interpretação em LIBRAS pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). graduada em LETRAS com habilitação em Inglês, Português e literatura diversas, pelo Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM (2006). Proficiente na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa PROLIBRAS, Registro nº2008.2567 e Pós- Graduada em Língüística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pelo UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas. Foi intérprete educacional da Escola Estadual "Dona Guiomar de Melo e na Escola Estadual" "Dr. Paulo Borges" em Patos de Minas -MG mediante a aprovação em banca examinadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS /BH) Registro n CFI-0263/2008 e Tutora do Pólo Patos de Minas da Universidade de Santo Amaro- UNISA. Atualmente é professora auxiliar na Universidade Federal de São João Del Rei e pesquisadora do NACE - Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho e mestranda em educação

Bruna Reis Serpa, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei

Eduardo Bento Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui doutorado e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, área de Sistemas e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2013, 2008) e é graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de São João Del-Rei UFSJ e cursa o doutorado no ITA. Tem experiência prática na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais e teórica em Sistemas de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: automação industrial, robótica e sistemas complexos.

Published

2015-09-28

How to Cite

Lopes, L., Santos, L. M. M. dos, Souza, L. F. F. de, Barroso, M. F. S., Silva, C. V. da, Serpa, B. R., & Pereira, E. B. (2015). This paper presents the results of the extension project with interface the research “Robotics and Social Inclusion: Technology and Accessibility Applied to Teaching”, in which the primary objective was to establish a dynamic of interaction with the exter. Special Education Magazine, 28(53), 735–750. https://doi.org/10.5902/1984686X15932