<b>Panorama da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior em Juiz de Fora, MG</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1433Palabras clave:
Higher education, Inclusion, People with disabilities.Resumen
Resumo Este trabalho procurou colaborar para que o atual paradigma educacional da inclusão de pessoas com deficiência seja rompido possibilitando o estabelecimento de novos processos educacionais. Justifica-se pela necessidade contemporânea de estabelecer processos e metodologias, em políticas educacionais, que contemplem o Ensino Superior atento à diversidade humana. Para tanto, buscou-se recorrer aos conhecimentos já produzidos a respeito do tema inclusão, especificamente, nesta etapa de ensino, com base nos autores, tais como Mansini e Bazon (2006), Delpino (2004), Moreira (2005), Gomes e Lima (2006), perini (2006), Chahin (2006), Pellegrin (2006), Ferreira (2006), Pacheco e Costas (2006), Rodrigues (2007), Pereira (2007). O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos alunos auto declarados com deficiência em processo de inclusão nas Instituições de Ensino Superior de Juiz de Fora. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada através de um Survey, em que foi possível levantar quem são os alunos com deficiência matriculados nas Instituições de Ensino Superior, na cidade de Juiz de Fora. O instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada aplicada aos coordenadores de cursos de dez Instituições de Ensino Superior (IESs) privada e de uma IES pública. Conclui-se que a inclusão nos cursos superiores em Juiz de Fora vem acontecendo. Atualmente, são 45 alunos com deficiência em processo de inclusão, sendo 82,2% na rede privada e 17,8% na rede pública. Em sua maioria alunos com deficiência visual (40%) , do sexo masculino (62,2%). Estudam no período noturno (84,4%) e há maior procura pelos cursos da área de Humanidades (71,1%).Palavras-chave: Ensino Superior. Inclusão. Pessoas com deficiência.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).