Concordâncias/Discordâncias acerca do processo inclusivo no ensino superior: um estudo exploratório.

Autores

  • Lígia da Silva Marques Licenciada em Química/Licenciatura - UNIFAL-MG.
  • Cláudia Gomes Profa. Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL/UNIFAL-MG.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8842

Palavras-chave:

Higher Education, Inclusion, Teacher agreement.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8842

 

Com objetivo de caracterizar a concordância docente acerca da inclusão no ensino superior de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação; bem como a avaliação que os próprios docentes fazem quanto à preparação profissional e institucional necessária a este processo, foram participantes deste estudo 20 professores de uma universidade federal da região sul mineira, que responderam a um questionário sobre a temática investigada. Após analise quantitativa dos dados, obteve-se os seguintes resultados: os professores têm conhecimento da necessidade de se instaurar um cenário inclusivo eficaz na instituição e confirmam a necessidade de preparação física e de funcionários para fazê-lo; porém indicam não se sentirem capacitados para tanto. Em relação à concordância com a inclusão de pessoas com deficiências sensoriais, pôde-se evidenciar que os professores refletem concordância total ou parcial; já no caso de necessidades vinculadas aos distúrbios comportamentais, déficits intelectuais ou deficiências múltiplas, é indicada discordância. Isto parece denotar que quanto maior a necessidade de comprometimentos e ações profissionais diferenciadas, bem como adaptações curriculares e pedagógicas; menor a concordância com a inclusão, principalmente para professores que lecionam na área de Ciências Exatas. Como considerações finais, ressaltamos a necessidade de avançarmos para discussões e práticas educacionais que sustentem a atuação profissional inclusiva, ações estas consideradas pelos docentes participantes do estudo como de suas responsabilidades e competências profissionais e que são concepções alinhadas e propicias para a instauração e/ou fortalecimento de ações que garantam condições atitudinais, pedagógicas e institucionais que embasem a construção de uma universidade com o intuito de garantir acesso, permanência e desenvolvimento à todos os seus alunos.

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Biografia do Autor

Lígia da Silva Marques, Licenciada em Química/Licenciatura - UNIFAL-MG.

Trabalho de Conclusão de Curso.

Cláudia Gomes, Profa. Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL/UNIFAL-MG.

Professora orientadora do estudo.

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Marques, L. da S., & Gomes, C. (2014). Concordâncias/Discordâncias acerca do processo inclusivo no ensino superior: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, 27(49), 313–326. https://doi.org/10.5902/1984686X8842

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua