<b>Inclusão escolar: um diálogo polifônico</b>
Abstract
É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).