<b>Inclusão escolar: um diálogo polifônico</b>

Autores

  • Maristela Ferrari Ruy Guasselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.

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Como Citar

Guasselli, M. F. R. (2011). <b>Inclusão escolar: um diálogo polifônico</b>. Revista Educação Especial, (26), 49–60. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua