<b>Inclusão escolar, subjetividade e docência</b>
Abstract
A oferta e a demanda de cursos de atualização e capacitação para o tratamento de pessoas com deficiências vem aumentando. Contudo, diversas pesquisas têm demonstrado que vários docentes têm apresentado: apatia, resistência, falta de colaboração, ansiedade e estresse à respeito da proposta de Inclusão Escolar. Qual seria o motivo desta reação por parte dos professores? Através de uma revisão bibliográfica, o presente estudo evidenciou que quando as pessoas têm que lidar com a deficiência surgem vários sentimentos: raiva, impotência, desespero e angústia. Estes afetos fazem com que “mecanismos de defesa” (estratégias para manter o equilíbrio psíquico) entrem em ação, expressando-se através de ações dirigidas à pessoa portadora de deficiência. Para que os professores participem de uma forma mais plena da Inclusão Escolar é necessário que esses afetos sejam trabalhados através da criação de um “espaço” onde possam perceber e entender seus sentimentos e angústias relacionados às pessoas deficientes.
Palavras-chave: Professores. Deficiência. Sentimentos.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).