Desafios na escolarização da criança com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso

Autores

  • Bruna Louzeiro de Aguiar Barros
  • Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14479

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Altas habilidades/superdotação, Concepções Dinâmicas de Si.

Resumo

O estudo investiga a constituição de si de uma criança com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto da escola. Objetivou analisar o significado dos processos escolares para esse educando priorizando a dinâmica socio-afetiva dos posicionamentos pessoais e as concepções de si emergentes nesse período de transição. Apresenta um estudo de caso com um menino de seis anos de idade com AH/SD que atende ao primeiro ano do ensino fundamental e o programa de atendimento especializado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foram realizadas observações e entrevistas com a criança, familia e professores, privilegiando análise dialógica dos posicionamentos pessoais nas interações narrativas e discursivas. Resultados sinalizam que o desenvolvimento do self na criança com AH/SD se dá a partir das experiências partilhadas com o outro com significações próprias tanto na escola como na família; é fascinada pela construção do conhecimento, aprecia atividades inter e multidisciplinares. A transição para o ensino fundamental demostrou interesse renovado para conteúdos, mas mostra-se frustada e confusa com os processos escolares. Há necessidade de projetos integradores que contemplem o conhecimento em sua multiplicidade de forma lúdica e pela promoção das interações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Louzeiro de Aguiar Barros

Pedagoga formada pela Univesidade de Brasília.

Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília no departamento de Teorias e Fundamentos na área de psicologia e educação. É pedagogga pela Universidade de Brasília. Tem mestrado em educação pela Michigan University e doutorado em psicologia pela Universidade de Brasília. Suas pesquisas enfatizam a interface educação e psicologia, priorizando os processos de aprendizagem, desenvolvimento e subjetividade no contexto das práticas de ensino.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Barros, B. L. de A., & Freire, S. F. de C. D. (2015). Desafios na escolarização da criança com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 28(53), 709–720. https://doi.org/10.5902/1984686X14479

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua