Procedimentos favoráveis ao desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down numa classe comum

Autores

  • Kátia Patrício Benevides Campos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/PB
  • Rosana Glat Professora Associada e Diretora da Faculdade de Educação da UERJ/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X10399

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Inclusão escolar, Pesquisa-ação.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou a concepção de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas de uma professora na relação com uma criança com Síndrome de Down, incluída em uma classe comum. Através da metodologia da pesquisa-ação, com base em um estudo de caso tipo etnográfico, buscamos, junto à professora, procedimentos favoráveis ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da aluna. A partir das novas práticas pedagógicas introduzidas, foram evidenciadas, mudanças no comportamento e no lugar de sujeito na escola da menina, que passou a ter maior visibilidade perante a professora e os colegas, o que lhe possibilitou participação em atividades e ações mais independentes. Foram verificadas, entretanto, ambigüidades por parte da professora, que nem sempre demonstrava acreditar no potencial de aprendizagem da aluna, embora reconhecesse seu progresso. Muitos dos dilemas, vivenciados por esta docente, se devem, entre outros aspectos, à ausência de formação específica para lidar com alunos com deficiência intelectual, bem como aos padrões homogeneizadores de ensino, currículo e avaliação.

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Biografia do Autor

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/PB

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG; Doutora em Educação pela UERJ, atuando na área de Educação Inclusiva e Educação Infantil.

Rosana Glat, Professora Associada e Diretora da Faculdade de Educação da UERJ/RJ

Professora Associada e Diretora da Faculdade de Educação da UERJ, atuando no Curso de Pedagogia presencial e a distância e no Programa de Pós-Graduação em Educação

Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial

Pesquisadora CNPq e FAPERJ

Consultora da Federação Nacional das APAES

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Campos, K. P. B., & Glat, R. (2016). Procedimentos favoráveis ao desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down numa classe comum. Revista Educação Especial, 1(1), 26–40. https://doi.org/10.5902/1984686X10399

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua