Intervenção Psicomotora e Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão da produção científica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91436

Palavras-chave:

Psicomotricidade;, Transtorno do Espectro Autista (TEA);, Crianças

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por prejuízos na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades. No Brasil, a Psicomotricidade tem-se destacado como uma abordagem de intervenção para crianças com TEA, uma vez que pode contribuir para a adaptação motora, cognitiva, emocional e social. O objetivo do presente estudo foi revisar e sintetizar a produção científica sobre intervenções psicomotoras aplicadas em crianças brasileiras com TEA (02 e 12 anos). Para tanto, realizou-se uma busca eletrônica nas bases LILACS, Scielo e Google Acadêmico. No total, 07 (sete) estudos foram elegíveis para a síntese de evidências. As pesquisas foram publicadas entre 2015-2022 e variaram quanto às amostras, características das intervenções e desfechos de interesse (foco em variáveis motoras). De modo geral, a análise da produção científica sugere que as intervenções psicomotoras beneficiam o desenvolvimento motor e psicossocial de crianças com TEA, embora possam variar em termos de eficácia, duração, contexto e abordagem. Como sugestões, faz-se pertinente que futuras pesquisas investiguem os efeitos dessas intervenções a longo prazo, em amostras maiores, possibilitando uma visão mais abrangente sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional em crianças brasileiras com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenna Walesca de Lima Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora de Educação Física na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Lucia Maria Andreis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Nome: Lucia Maria Andreis

Telefone: (48)99164-0714

Endereço: Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC CEP: 88080-350.

 E-mail: lucia.andreis@hotmail.com

 Maior Nível de Titulação: Doutorado (Ciências do Movimento Humano - UDESC)

 Afiliação Institucional: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 Função Profissional na Instituição de Origem: Egressa de Doutorado e Pesquisadora

 Cidade: Florianópolis

 Estado: Santa Catarina (SC)

País: Brasil

Sany Fernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Nome: Sany Fernandes

Telefone: (48)99965-4180

Endereço: Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC CEP: 88080-350.

 E-mail: sanyfisio@hotmail.com

 Maior Nível de Titulação: Mestrado (Ciências do Movimento Humano - UDESC)

 Afiliação Institucional: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 Função Profissional na Instituição de Origem: Estudante de Doutorado e Pesquisadora

 Cidade: Florianópolis

 Estado: Santa Catarina (SC)

País: Brasil

Francisco Rosa Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Nome: Francisco Rosa Neto

Telefone: (48)99164-0714

Endereço: Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC CEP: 88080-350.

 E-mail: franciscorosaneto@terra.com.br

 Maior Nível de Titulação: Doutorado (Medicina do Esporte - Universidade de Zaragoza)

 Afiliação Institucional: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 Função Profissional na Instituição de Origem: Professor Titular

 Cidade: Florianópolis

 Estado: Santa Catarina (SC)

País: Brasil

Referências

ALVES, Larissa Mirela da Silveira; SANTOS, Nilce Maria de Freitas; CASTRO, Gisélia Gonçalves de. Evolução do perfil motor de autistas após intervenção psicomotora breve. Fisioterapia Brasil, v. 23, n. 3, p. 390-401, 2022. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v23i3.4873

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BENJAMIM, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz. Efeitos de um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático sobre o comportamento social em crianças com transtorno do espectro autista. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

COSTA, Cintia Campos. Avaliação e intervenção psicomotora para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.

CRAIG, Francesco et al. A review of executive function deficits in autism spectrum disorder and attention-deficit/hyperactivity disorder. Neuropsychiatric disease and treatment, p. 1191-1202, 2016. DOI: https://doi.org/10.2147/NDT.S104620

DEMETRIOU, Eleni A.; DEMAYO, Marilena M.; GUASTELLA, Adam J. Executive function in autism spectrum disorder: history, theoretical models, empirical findings, and potential as an endophenotype. Frontiers in Psychiatry, v. 10, p. 753, 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00753

DIAS, Julia Muniz et al. Perfil motor de crianças com o transtorno do espectro autista após oito semanas de estimulação psicomotora. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 21, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.01.p3

ELGARHY, Sayed; LIU, Ting. Effects of psychomotor intervention program on students with autism spectrum disorder. School Psychology Quarterly, v. 31, n. 4, p. 491, 2016. DOI: https://doi.org/10.1037/spq0000164

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção Psicopedagógica, v. 18, n. 17, p. 42-52, 2010.

FRAZÃO, Adriana et al. Consensus on the best practice guidelines for psychomotor intervention in preschool children with autism spectrum disorder. Children, v. 9, n. 11, p. 1778, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/children9111778

FRAZÃO, Adriana; SANTOS, Sofia; LEBRE, Paula. Psychomotor intervention practices for children with autism spectrum disorder: a scoping review. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 10, n. 2, p. 319-336, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s40489-021-00295-2

GONZAGA, Caroline Nunes et al. Detecção e intervenção psicomotora em crianças com transtorno do espectro autista. Colloquium Vitae. v. 7, n. 3, p. 71-79, 2020. DOI: https://doi.org/10.5747/cv.2015.v07.n3.v146

KENT, Cally et al. A systematic review and meta-analysis of interventions to improve play skills in children with autism spectrum disorder. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 7, n. 1, p. 91-118, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s40489-019-00181-y

KOUKLARI, Evangelia-Chrysanthi; TSERMENTSELI, Stella; MONKS, Claire P. Everyday executive function and adaptive skills in children and adolescents with autism spectrum disorder: Cross-sectional developmental trajectories. Autism & Developmental Language Impairments, v. 3, p. 2396941518800775, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/2396941518800775

LURIA, Aleksandr Romanovich. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MELO, Jailma Sousa et al. A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27179-27192, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-244

MOHD NORDIN, Ashikin; ISMAIL, Juriza; KAMAL NOR, Norazlin. Motor development in children with autism spectrum disorder. Frontiers in pediatrics, v. 9, p. 598276, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fped.2021.598276

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. International journal of surgery, v. 8, n. 5, p. 336-341, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007

POSAR, Annio; VISCONTI, Paola. Early motor signs in autism spectrum disorder. Children, v. 9, n. 2, p. 294, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/children9020294

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora - EDM III: intervenção na educação infantil, ensino fundamental e educação especial. 4. Ed. Florianópolis: EDM Editora, 2020.

SANDRONI, Giuseppina Antonia; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES, Sônia das Dores. Avaliação da evolução do perfil motor de pré-escolares com necessidades educativas especiais após intervenção psicomotora breve. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 97, p. 4-13, 2015.

SPIES, Márcia Franciele; GASPAROTTO, Guilheme da Silva; SILVA, Cielle Amanda de Sousa. Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X71662

SUBRAMANYAM, Alka A. et al. Clinical practice guidelines for autism spectrum disorders. Indian journal of psychiatry, v. 61, n. Suppl 2, p. 254-269, 2019. DOI: https://doi.org/10.4103/psychiatry.IndianJPsychiatry_542_18

WEST, Kelsey L. Infant motor development in autism spectrum disorder: A synthesis and meta‐analysis. Child Development, v. 90, n. 6, p. 2053-2070, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.13086

ZAMPELLA, Casey J. et al. Motor skill differences in autism spectrum disorder: A clinically focused review. Current Psychiatry Reports, v. 23, n. 10, p. 64, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11920-021-01280-6

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Silva, L. W. de L., Andreis, L. M., Fernandes, S., & Rosa Neto, F. (2025). Intervenção Psicomotora e Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão da produção científica brasileira. Revista Educação Especial, 38(1), e48/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X91436

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)