Avaliação do Desempenho de Estudantes com Deficiência Visual no Enem 2022 durante a Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X91333Palavras-chave:
ENEM 2022, Deficiência visual, Análise estatística multivariada, Desigualdade no processo de aprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi identificar as variáveis que possam influenciar nas notas dos candidatos com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022, com ênfase no desempenho na prova de redação, para propiciar intervenções mais eficazes e inclusivas por parte das autoridades competentes e políticas públicas. O trabalho identificou os padrões e as tendências relacionadas a variáveis socioeconômicas, como acesso à tecnologia, renda familiar, infraestrutura escolar e características regionais. A metodologia utilizou a padronização das notas em unidades do Desvio Padrão, a Análise de Correspondência Múltipla (MCA), o agrupamento via método K-Means e a Análise Discriminante Linear (LDA). Os resultados obtidos pelos métodos estatísticos destacaram variações significativas nas notas de redação, relacionadas a fatores geográficos, socioeconômicos e às desigualdades no acesso à educação remota. O isolamento social, enfrentado no período da pandemia mundial, também impactou diretamente o desempenho desses estudantes. O estudo sugere à implantação de políticas públicas direcionadas a esse grupo específico com perda total ou parcial da capacidade visual para minimizar as desigualdades e promover um maior equilíbrio no processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ANOWAR, Farzana; SADAOUI, Samira; SELIM, Bassant. Conceptual and empirical comparison of dimensionality reduction algorithms (PCA, KPCA, LDA, MDS, SVD, LLE, ISOMAP, LE, ICA, t-SNE). Computer Science Review, v. 40, p. 100378, 1 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2021.100378
BLASIUS, Jorg. Visualization and Verbalization of Data. 1st ed ed. Philadelphia, PA: CRC Press LLC, 2014. DOI: https://doi.org/10.1201/b16741
BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 3.128, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008. 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html. Acesso em: 31 out. 2025.
BUSSAB, Wilton O.;MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1 out. 2021.
CAMIZÃO, Amanda Costa; CONDE, Patricia Santos; VICTOR, Sonia Lopes. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educação e Pesquisa, v. 47, p. e245165, 6 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147245165
CHONG. K-meansclusteringalgorithm: a brief review. Academic Journal of Computing & Information Science, v. 4, n. 5, 2021. DOI: https://doi.org/10.25236/AJCIS.2021.040506
COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; ELIAS, NassimChamel. O impacto da pandemia do COVID-19 no cotidiano de pessoas com deficiência visual. BenjaminConstant, v. 27, n. 63, p. 1- 16 e276301, 2021.
IKOTUN, Abiodun. M. et al. K-means clustering algorithms: A comprehensive review, variants analysis, and advances in the era of big data. InformationSciences, v. 622, p. 178–210, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ins.2022.11.139
INEP. Enem. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acessoem: 17 jan. 2025.
JALILIBAL, Zahra. et al. Monitoring the coefficient of variation: A literature review. Computers& Industrial Engineering, v. 161, p. 107600, 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2021.107600
JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho; LUPETINA, Raffaela de Menezes. A educação de pessoas com deficiência visual em tempos de Covid-19. Benjamin Constant, v. 27, n. 62, p. 1- 15 e276201, 30 abr. 2021.
LERIA, Lucinda de Almeida. et al. O ACESSO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DOS MICRODADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Educação em Revista, v. 38, p. e63857, 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698368536857
LERIA, Lucinda de Almeida et al. Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e57/1-31, 16 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X84416
OKADA, Shuntaro; OHZEKI, Masayuki; TAGUCHI, Shinichiro. Efficient partition of integer optimization problems with one-hot encoding. Scientific Reports, v. 9, n. 1, p. 13036, 10 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-019-49539-6
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Genebra: OMS, 2025. Disponível em: https://icd.who.int/en/. Acesso em: 8 jul. 2025.
RAZALI, NornadiahMohd; YAP, Bee. Power Comparisons of Shapiro-Wilk, Kolmogorov-Smirnov, Lilliefors and Anderson-Darling Tests. J. Stat. Model. Analytics, v. 2, 1 jan. 2011.
RUXTON, Graeme D.; BEAUCHAMP, Guy. Some suggestions about appropriate use of the Kruskal–Wallis test. Animal Behaviour, v. 76, n. 3, p. 1083–1087, 1 set. 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.anbehav.2008.04.011
SILVA, Maria Quitéria da; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. O ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19: a realidade de universitários com deficiência visual numa universidade do nordeste brasileiro. Momento - Diálogos em Educação, v. 32, n. 02, p. 406–425, 22 set. 2023a. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14576
SILVA, Maria Quitéria da; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. RevistaEducação&Formação, v. 8, p. e8658–e8658, 24 abr. 2023b. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


