Avaliação do Desempenho de Estudantes com Deficiência Visual no Enem 2022 durante a Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91333

Palavras-chave:

ENEM 2022, Deficiência visual, Análise estatística multivariada, Desigualdade no processo de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as variáveis que possam influenciar nas notas dos candidatos com deficiência visual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022, com ênfase no desempenho na prova de redação, para propiciar intervenções mais eficazes e inclusivas por parte das autoridades competentes e políticas públicas. O trabalho identificou os padrões e as tendências relacionadas a variáveis socioeconômicas, como acesso à tecnologia, renda familiar, infraestrutura escolar e características regionais. A metodologia utilizou a padronização das notas em unidades do Desvio Padrão, a Análise de Correspondência Múltipla (MCA), o agrupamento via método K-Means e a Análise Discriminante Linear (LDA). Os resultados obtidos pelos métodos estatísticos destacaram variações significativas nas notas de redação, relacionadas a fatores geográficos, socioeconômicos e às desigualdades no acesso à educação remota. O isolamento social, enfrentado no período da pandemia mundial, também impactou diretamente o desempenho desses estudantes. O estudo sugere à implantação de políticas públicas direcionadas a esse grupo específico com perda total ou parcial da capacidade visual para minimizar as desigualdades e promover um maior equilíbrio no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Claudio Henrique Medaber Jambo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Ciências Computacionais (2023) e atualmente doutorando em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática pela mesma instituição. Desde 2001, atua como Analista de Tecnologia da Informação concursado da Dataprev, com experiência em análise, desenvolvimento e gestão de sistemas.

Regina Serrão Lanzillotti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas-IBGE (1969), mestrado na COPPE UFRJ em Engenharia de Produção - UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), doutorado na COPPE PET UFRJ em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (1992 a 2020). Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática (PPG-CompMat/UERJ) do Instituto de Matemática e professor das disciplinas, Probabilidade-Estatística e Tópicos Especiais em Lógica Fuzzy.(2021 até a presente data) Na UFF- Universidade Federal Fluminense, assessoramento ao LADER-Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento na pesquisa Ensino Médio da Região Serrana Fluminense e no Projeto Escola e Comunidade em Movimento: Educação, Arte e Inovação (2021 até a presente data) e faz parte da banca examinadora do mestrado do curso Programa de pós-graduação em sociologia e direito (2022). Assessoramento a projetos de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF e faz parte de Banca Examinadora Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial MPEA/UFF ((2010 até a presente data)

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Jambo, C. H. M., & Lanzillotti, R. S. (2025). Avaliação do Desempenho de Estudantes com Deficiência Visual no Enem 2022 durante a Pandemia de Covid-19. Revista Educação Especial, 38(1), e54/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X91333