A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67478

Palavras-chave:

Talento, Educação escolar indígena, Educação Especial.

Resumo

O desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos.

Biografia do Autor

Jane Farias Chagas-Ferreira, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Professora pós-doutora da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Chagas-Ferreira, J. F. (2021). A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, 34, e62/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X67478

Edição

Seção

Dossiê: Atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas