<b>A interação entre crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil<b/>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6160Palavras-chave:
Education of deaf people, Interaction among children, Childhood Education, Bilingualism.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6160
Este artigo objetiva conhecer como se dá interação entre crianças surdas na Educação Infantil. A metodologia pautou-se na observação em campo de uma turma de Educação Infantil em uma escola especializada na Educação de Surdos da Rede Municipal de São Paulo. Foram realizadas também entrevistas com a professora da turma observada e a coordenadora. Como outros procedimentos de coleta de dados, analisou-se o Projeto Político Pedagógico da escola e realizou-se uma atividade dirigida com as crianças. Os resultados revelaram que as interações entre as crianças surdas ocorrem naturalmente, visto que essas crianças compartilham de uma mesma língua, a Língua de Sinais e da mesma cultura. A escola pesquisada tem como meta respeitar a língua, a cultura e a identidade surda, tendo a preocupação em centrar-se no uso da LIBRAS como forma de comunicação para o favorecimento da aprendizagem da criança surda.
Palavras-chave: Educação de surdos; Interação entre crianças; EducaçãoInfantil; Bilinguismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).