<b>A interação entre crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil<b/>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6160Palabras clave:
Education of deaf people, Interaction among children, Childhood Education, Bilingualism.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6160
Este artigo objetiva conhecer como se dá interação entre crianças surdas na Educação Infantil. A metodologia pautou-se na observação em campo de uma turma de Educação Infantil em uma escola especializada na Educação de Surdos da Rede Municipal de São Paulo. Foram realizadas também entrevistas com a professora da turma observada e a coordenadora. Como outros procedimentos de coleta de dados, analisou-se o Projeto Político Pedagógico da escola e realizou-se uma atividade dirigida com as crianças. Os resultados revelaram que as interações entre as crianças surdas ocorrem naturalmente, visto que essas crianças compartilham de uma mesma língua, a Língua de Sinais e da mesma cultura. A escola pesquisada tem como meta respeitar a língua, a cultura e a identidade surda, tendo a preocupação em centrar-se no uso da LIBRAS como forma de comunicação para o favorecimento da aprendizagem da criança surda.
Palavras-chave: Educação de surdos; Interação entre crianças; EducaçãoInfantil; Bilinguismo.
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