<b>A interação entre crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil<b/>

Autores/as

  • Carolina Oliveira Jimenez Silvestre Universidade Federal de São Paulo/Estudante
  • Erica Aparecida Garrutti de Lourenço Universidade Federal de São Paulo/Professor

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6160

Palabras clave:

Education of deaf people, Interaction among children, Childhood Education, Bilingualism.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6160

 

Este artigo objetiva conhecer como se dá interação entre crianças surdas na Educação Infantil. A metodologia pautou-se na observação em campo de uma turma de Educação Infantil em uma escola especializada na Educação de Surdos da Rede Municipal de São Paulo. Foram realizadas também entrevistas com a professora da turma observada e a coordenadora. Como outros procedimentos de coleta de dados, analisou-se o Projeto Político Pedagógico da escola e realizou-se uma atividade dirigida com as crianças. Os resultados revelaram que as interações entre as crianças surdas ocorrem naturalmente, visto que essas crianças compartilham de uma mesma língua, a Língua de Sinais e da mesma cultura. A escola pesquisada tem como meta respeitar a língua, a cultura e a identidade surda, tendo a preocupação em centrar-se no uso da LIBRAS como forma de comunicação para o favorecimento da aprendizagem da criança surda.

Palavras-chave: Educação de surdos; Interação entre crianças; EducaçãoInfantil; Bilinguismo.

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Biografía del autor/a

Carolina Oliveira Jimenez Silvestre, Universidade Federal de São Paulo/Estudante

Estudante do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, Universidade Federal de São Paulo/Professor

Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Professora do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado

2012-12-26

Cómo citar

Silvestre, C. O. J., & Lourenço, E. A. G. de. (2012). <b>A interação entre crianças surdas no contexto de uma escola de Educação Infantil<b/>. Revista De Educación Especial, 26(45), 161–174. https://doi.org/10.5902/1984686X6160

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua