<b>Universalismo epistemológico e pesquisa em educação</b>
Resumo
.Estuda-se, aqui, a contraposição entre nacionalismo e universalismo e a ingerência de ambos na construção do conhecimento. Saliento a relevância do universalismo epistêmico por ser plural e pluralista, por apresentar-se como uma filosofia científica aberta e democrática; logo, condizente com as expectativas da sociedade, a ciência, e o cientista contemporâneos. Por outro lado, tento demonstrar a incongruência do argumento nacionalista como critério para qualquer tipo de análise. Sublinho que ele é teóricamente preconceituoso e metodológicamente restrito às categorias do conceito insular de pátria. Em função disso, o nacionalismo epistemológico se equipara com tantas outras lógicas da ciência que se situam no mundo irracional da quimera.
Palavras-chave: Universalismo epistemológico, Pluralismo metodológico, ciência e ideologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).