Problema de pesquisa e hipótese argumentativa: uma proposta para a pesquisa em educação

Autores

  • Eduardo J. Z. Ayala Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Núbia Neri do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Martha A. Zevalhos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

A proposta apresentada neste artigo aponta para o redimensionamento do significado da hipótese de pesquisa. Nas últimas duas décadas os cientistas sociais do nosso país limitaram-se a privilegiar a formulação do problema em detrimento do enunciado da hipótese. Este fato nos levou a construir uma contra-argumentação que propõe a reciprocidade indicotomizável entre problema e hipótese de investigação.

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Publicado

2012-04-16

Como Citar

Ayala, E. J. Z., do Nascimento, N. N., & Zevalhos, M. A. (2012). Problema de pesquisa e hipótese argumentativa: uma proposta para a pesquisa em educação. Revista Educação Especial, 59–64. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5258

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua