Ensino e Educação Especial: análise bibliométrica e metassíntese qualitativa da produção científica indexada na base Web of Science

Mônica Luciana da Silva Pereira, Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Resumo


Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva avançaram ao longo das últimas décadas. Porém, no ensino, nem sempre ocorre uma aplicação imediata e eficaz dos achados científicos. Dessa forma, é de extrema importância que haja uma sistematização das publicações, de modo a facilitar a divulgação e incentivar suas aplicações. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica da produção científica na área de ensino na Educação Especial e Inclusiva, pela base de dados Web of Science de 1947 a 2020. Os dados levantados foram: número de publicações, autores e periódicos mais proeminentes, países que mais publicaram e principais agências financiadoras. Além disso, por meio da metassíntese, foram analisados artigos relacionados às categorias pesquisa educacional e educação especial. Como resultados, foi possível identificar 10.138 artigos em 1.752 fontes ao longo dos quase 73 anos, sendo a taxa de crescimento anual de 6,3%. A revista com maior número de publicações no período foi a Exceptional Children, a agência que mais financiou pesquisas foi o Departamento de Saúde dos Estados Unidos - Serviços Humanos. Os países que mais publicaram foram Estados Unidos, seguido pelo Brasil, e o autor com maior número de produções foi Antonis Katsiyannis. Com relação à metassíntese, foram identificados 27 artigos, cujo foco estava no uso de práticas baseadas em evidências. Os resultados encontrados podem ter implicações no sentido de guiar Docentes que atuam com alunos com NEE, pós-graduandos que tenham interesse em especializar-se e Pesquisadores que atuam com a temática e querem estabelecer redes de colaborações mais proeminentes.


Palavras-chave


Educação Especial; práticas de ensino; bibliometria.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AINSCOW, Mel. Understanding the development of inclusive education system. Electronic Journal of Research in Educational Psychology. Manchester, v. 3, n. 7, p. 5-20, dez. 2005.

AINSCOW, Mel; SLEE, Roger; BEST, Marnie. Editorial: the Salamanca Statement: 25 years. International Journal of Inclusive Education, Londres, v. 23, n. 7-8, p. 671-676, jun. 2019.

AL OTAIBA, Stephanie, FUCHS, Douglas. Who Are the Young Children for Whom Best Practices in Reading Are Ineffective? An Experimental and Longitudinal Study. Journal of Learning Disabilities, [S.l.], v. 39, n. 5, p. 414–431, set. 2006.

ALENCAR, Edvonete Souza de; ALMOULOUD, Saddo Ag. A Metodologia de Pesquisa: Metassíntese Qualitativa. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 204-220, Set./Dez. 2017.

ALKHATEEB, Jamal M.; HADIDI, Muna S.; ALKHATEEB, Amal. Inclusion of Children with Developmental Disabilities in Arab Countries: A Review of the Research Literature From 1990 to 2014. Research in Developmental Disabilities, [S.l.], v. 49, n. 50, p. 60–75, mar. 2016.

AMOR, Antonio M. et al. International Perspectives and Trends in Research on Inclusive Education: A Systematic Review. International Journal of Inclusive Education, Londres, v. 23, n. 12, p. 1277–1295, 2019.

ARIA, Massimo; CURCCURULLO, Corrado. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Jornal of Informetrics, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 959–975, nov. 2017.

AVRAMIDIS, Elias; NORWICH, Brahm. Teachers' attitudes towards integration / inclusion: a review of the literature. European Journal of Special Needs Education, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 129-147, out. 2002.

BAIO, Jon et al. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2014. Surveillance Summaries, [S.l.], v. 7, n. 6, p. 1-23, abr. 2018.

BELLINI, Scott; AKULLIAN, Jennifer. A Meta-Analysis of Video Modeling and Video Self-Modeling Interventions for Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorders. Exceptional Children, [S.l.], v. 73, n. 3, p. 264–287, abr. 2007.

BENZ, Michael R.; LINDSTROM, Lauren; YOVANOFF, Paul. Improving Graduation and Employment Outcomes of Students with Disabilities: Predictive Factors and Student Perspectives. Exceptional Children, [S.l.], v. 66, n. 4, p. 509–529, jun. 2000.

BOARDMAN, Alison Gould et al. Special Education Teachers’ Views of Research-Based Practices. The Journal of Special Education, Austin, v. 39, n. 3, p. 168–180, nov. 2005.

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index for inclusion. Developing learning and participation in schools (3º ed). Bristol: CSIE, 2013.

BRANTLINGER, Ellen, et al. Qualitative Studies in Special Education. Exceptional Children, [S.l.], v. 71, n. 2, p. 195-207, nov. 2005.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40. Brasília: MEC, 2001a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 7mai. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2001, Seção 1, p. 46. Brasília: MEC, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB017_2001.pdf. Acesso em: 7mai. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de janeiro de 2002, Seção 1, p. 31. Brasília: MEC, 2002.

BROWDER, Diane, et al. Research on reading instruction for individuals with significant disabilities. Exceptional Children, [S.l.], v. 72, p. 392–408, jun. 2006.

BROWDER, Diane, et al. Using Time Delay to Teach Literacy to Students with Severe Developmental Disabilities. Exceptional Children, [S.l.], v. 75, n. 3, p. 343–364, abr. 2009.

BRUDER, Mary Beth. Early Childhood Intervention: a promise to children and families for their future. Exceptional children, [S.l.], v. 76, n. 3, p. 339-355, ago. 2010.

BURNS, Matthew K.; YSSELDYKE, James E. Reported prevalence of evidence-based instructional practices in special education. The Journal of Special Education, Austin, v. 43, p. 3–11, abr. 2009.

CASTRO, Felipe González, et al. A Methodology for conducting integrative mixed methods research and data analyses. Journal of Mixed Methods, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 342–360, set. 2010. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3235529/>. Acesso em: 25 de mar. 2020.

CASTRO, Aldemar Araújo; SACONATO, Humberto; GUIDUGLI, Fabio; CLARK, Otavio Augusto Camara. Curso de revisão sistemática e metanálise [Online]. São Paulo: LED-DIS/UNIFESP; 2002. Disponível em: URL: http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise; acesso em 23 de junho de 2012.

CONROY, Maureen; DUNLAP, Glen; CLARKE, Shelley. A descriptive analysis of positive behavioral intervention research with young children with challenging behavior. Topics in Early Childhood Special Education, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 157-166, set. 2005.

COOK, Bryan G.; SCHIRMER, Barbara. What is special about special education? Overview and analysis. The Journal of Special Education, Austin, v. 37, p. 200–205, nov. 2003.

COOK, Bryan; TANKERSLEY, Melody; LANDRUM, Timothy. Determining Evidence-Based Practices in Special Education. Exceptional children, [S.l.], v. 75, n. 5, p. 365-383, mar. 2009.

COOK, Bryan G.; ODOM, Samuel. L. (2013). Evidence-Based Practices and Implementation Science in Special Education. Exceptional Children, [S.l.], v. 79, n. 3, p. 135–144, 2013.

DAHLIN, Karin I.E. Effects of working memory training on reading in children with special needs. Reading and Writing, [S.l.], v. 24, p. 479–491, mai. 2011.

DE-BOER, Anke; PIJL, Sip Jan; MINNAERT, Alexander. Regular primary school teachers’ attitudes towards inclusive education: A review of the literature. International Journal of Inclusive Education, Londres, v. 15, n. 3, p. 331–353, 2011.

DENO, Stanley. Developments in Curriculum-Based Measurement. Journal of Special Education, [S.l.], v. 37, n. 3, p. 184-192, nov. 2003.

DENTON, Carolyn, et al. An Evaluation of Intensive Intervention for Students with Persistent Reading Difficulties. Journal of Learning Disabilities, [S.l.], v. 39, p. 447-66, out. 2006.

DUNN, Lloyd M. Special education for the mildly retarded—is much of it justifiable? Exceptional Children, [S.l.], v. 35, p. 5-22, fev. 1968.

FERNÁNDEZ-LÓPEZ, Álvaro, et al. Mobile learning technology based on iOS devices to support students with special education needs. Computers & Education, [S.l.], v. 61, p. 77–90, fev. 2013.

FLORESS, Margaret T.; et al. Preschool teachers’ use of praise in general, at‐risk, and special education classrooms. Psychology in the Schools, [S.l.], v. 54, n. 2, p. 519-531, mar. 2017.

FORNESS, Steven R., et al. Special Education Implications of Point and Cumulative Prevalence for Children with Emotional or Behavioral Disorders. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 4–18, 2011.

FREEMAN, Jennifer, et al. Federal policy on improving outcomes for Students with Emotional and Behavioral Disorders: Past, Present, and Future. Behavioral Disorders, [S.l.], v. 44, n. 2, p. 97–106, nov. 2018.

FUCHS, Douglas; FUCHS Lynn S. Introduction to response to intervention: What, why, and how valid is it? Reading Research Quarterly, [S.l.], v. 41, n. 1, p. 99-99, jan. 2006.

GAGE, Nicholas A.; WHITFORD, Denise K.; KATSIYANNIS, Antonis. A Review of Schoolwide Positive Behavior Interventions and Supports as a Framework for Reducing Disciplinary Exclusions. The Journal of Special Education, Austin, v. 52, n. 3, p. 142–151, mai. 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GERSTEN, Russell; BAKER, Scott. What We Know about Effective Instructional Practices for English-Language Learners. Exceptional Children, [S.l.], v. 66, p. 454-470, jul. 2000.

GERSTEN, Russell, et al. Quality Indicators for Group Experimental and Quasi-Experimental Research in Special Education. Exceptional Children, [S.l.], v. 71, n. 2, p. 149-164, dez. 2005.

GLAT, Rosana; et al. Plano educacional individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ciências Humanas e Sociais em Revista, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 79-100, jul. 2012.

HASSAN, Saeed, U., & HADDAWY, Peter. Analyzing knowledge flows of scientific literature through semantic links: A case study in the field of energy. Scientometrics, [S.l.], v. 103, n.1, p. 33–46, jan. 2015.

HERNÁNDEZ-TORRANO, Daniel; SOMERTON, Michelle; HELMER, Janet. Mapping research on inclusive education since Salamanca Statement: a bibliometric review of the literature over 25 years. International Journal of Inclusive Education, Londres, v. 24, n. 1, mar. 2020.

HORNER, Robert N. et al. The Use of Single-Subject Research to Identify Evidence-Based Practice in Special Education. Exceptional Children, [S.l.], v. 71, p. 165-179, 2005.

HUANG, Cui; YANG, Chao; WANG, Shutao; WU, Wei; SU, Jun; LIANG, Chuying. Evolution of topics in education research: a systematic review using bibliometric analysis. Educational Review, [S.l.] v. 72, n. 3, p. 281–297, fev. 2019.

ISMAILI, Jalal; IBRAHIMI, El Houcine Ouazzani. Mobile learning as alternative to assistive technology devices for special needs students. Education and Information Technologies, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 883–899, jan. 2016.

MARTIN, James. E., et al. Increasing Student Participation in IEP Meetings: Establishing the Self-Directed IEP as an Evidenced-Based Practice. Exceptional Children, [S.l.], v. 72, n. 3, p. 299–316, abr. 2006.

LANDRUM, Timothy J.; TANKERSLEY, Melody; KAUFFMAN, James M. What Is Special About Special Education for Students with Emotional or Behavioral Disorders? The Journal of Special Education, Austin, v. 37, n. 3, p. 148–156, nov. 2003.

LAWLOR, Jennifer A.; et al. Approaches to measuring use of research evidence in K-12 settings: A systematic review. Educational Research Review, Leuven, v. 27, 218–228, abr. 2019.

LETA, Jacqueline; THIJS, Bart; GLÄNZEL, Wolfgang. A macro-level study of science in Brazil: seven years later. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 51-66, mai. 2013.

LILLIS, Theresa; CURRY, Mary Jane. Academic Writing in a Global Context. Abingdon: Routledge, 2010.

LIMA, Letícia Aparecida Alves de; FERREIRA, Ana Eliza Gonçalves; SILVA, Marcus Vinicius Gonçalves da. O plano educacional individualizado: proposta de um método de pesquisa na formação docente. Educação Em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 1, p. 127-141, abr. 2018

MANZINI, Eduardo José. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 810-824, dez. 2018.

MATHEUS, Maria Clara Cassuli. Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 22, p. 543-545, abr. 2009.

MARTIN, James, et al. Increasing Student Participation in IEP Meetings: Establishing the Self-Directed IEP as an Evidenced-Based Practice. Exceptional Children, [S.l.], v. 72, p. 299-316, mar. 2006.

MAY, Mike; BRODY, Herb. Nature Index 2015 Global. Nature, [S.l.], 522, S1, jun. 2015. Disponível em: https://www.nature.com/articles/522S1a. Acesso em: 14 mai. 2020.

MCLESKEY, James. Classic Articles in Special Education. Remedial and Special Education, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 79–87, mar. 2004.

ODOM, Samuel L. et al. Research in Special Education: Scientific Methods and Evidence-Based Practices. Exceptional Children, [S.l.], v. 71, n. 2, p. 137–148, jan. 2005.

ODOM, Samuel L. The Tie That Binds: Evidence-Based Practice, Implementation Science, and Outcomes for Children. Topics in Early Childhood Special Education, [S.l.], v. 29, n. 1, p. 53–61, dez. 2009.

OK, Min Wook, et al. How to Find Good Apps: an evaluation rubric for instructional apps for teaching students with learning disabilities. Intervention in School and Clinic, [S.l.], v. 51, n. 4, p. 244–252, jun. 2015.

PAVEZI, Marilza; MAINARDES, Jefferson. Análise das Influências de documentos Internacionais na Legislação e Políticas de Educação Especial No Brasil (1990-2015). Revista Interacções, Santarém, v. 49, p. 153-172, jun. 2018.

PAYUMO, Jane, G.; SUTTON, Taurean C. A bibliometric assessment of ASEAN collaboration in plant biotechnology. Scientometrics, [S.l.], v. 103, n. 3, p. 1043–1059, jun. 2015.

PEEBLES, Jodi; MENDAGLIO, Sal. Preparing teachers for inclusive classrooms: Introducing the individual direct experience approach. Learning Landscapes Journal, Quebec, v. 7, n. 2, p. 245-257, abr. 2014.

RAFOLS, Ismael; et al. On the dominance of quantitative evaluation in “peripheral” countries: auditing research with technologies of distance. Social Science Research Network, [S.l.], p 1-22, ago. 2016.

RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-22, mai. 2018.

RAVIKUMAR, Sharina, AGRAHARI, Ashutosh; SINGH, Sri Nivas. Mapping the intellectual structure of scientometrics: A co-word analysis of the journal Scientometrics (2005–2010). Scientometrics, [S.l.], v. 102, n. 1, p. 929–955, jan. 2015.

RAWOLLE, Shaun; LINGARD, Bob. Bourdieu and doing policy sociology in education. In: GULSON, Kalervo N.; CLARKE, Matthew; PETERSEN, Eva Bendix (Eds.), Education policy and contemporary theory: implications for research (pp. 15-26). Abingdon: Routledge, 2015.

RIBEIRO, Matheus de Souza Lima, et al. Análise cienciométrica em ecologia de populações: importância e tendências dos últimos 60 anos. Acta Scientiarum Biological Sciences, Maringá, v. 29, n.1, p. 39-47, fev. 2007.

SNELL, Martha E. Applying research to practice: The more pervasive problem? Research and practice for persons with severe disabilities, Wyoming, v. 28, p. 143–147, set. 2003.

SUTHERLAND, Kevin S., WEHBY, Joseph H., COPELAND, Susan R. Effect of Varying Rates of Behavior-Specific Praise on the On-Task Behavior of Students with EBD. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 2–8, 2000.

SUTHERLAND, Kevin, et al. Examining the influence of teacher behavior and classroom context on the behavioral and academic outcomes for students with emotional or behavioral disorders. The Journal of Special Education, Austin, v. 41, n. 4, p. 223-233, fev. 2008.

SWEIGART, Chris A., et al. An Evaluation of the Evidence Base for Performance Feedback to Improve Teacher Praise Using CEC’s Quality Indicators. Education and Treatment of Children, [S.l.], v. 39, n. 4, p. 419-444, mai. 2016.

TESTA, James. The Thomson Reuters Journal Selection Process. Transnational Corporations Review, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 59-66, dez. 2015.

TORGESEN, Joseph K., et al. Intensive Remedial Instruction for Children with Severe Reading Disabilities: immediate and long-term outcomes from two instructional approaches. Journal of Learning Disabilities, [S.l.], v. 34, n. 1, p. 33–58, jan. 2001.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. The Dakar Framework for Action: Education for All. Paris: UNESCO; 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000121147. Acesso em: 7 mai. 2020.

VAUGHN, Sharon; GERSTEN, Russell; CHARD, David J. The Underlying Message in LD Intervention Research: Findings from Research Syntheses. Exceptional Children, [S.l.], v. 67, n. 1, p. 99–114, out. 2000.

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro; LIMA-RIBEIRO, Matheus de Souza. Análise cienciométrica em Educação Especial: tendências e importância nos últimos 60 anos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 285-304, mai. 2011.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: Implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan. / abr. 2016.

WAKEFIELD, Jerome C. DSM-5: An Overview of Changes and Controversies. Clinical Social Work Journal, [S.l.], v. 41, n. 2, p. 139–154, mai. 2013.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X44283

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________