Capacitação de pais de crianças com TEA: revisão sistemática sob o referencial da Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43768

Palavras-chave:

Autismo, Treinamento de pais, Treinamento de cuidadores.

Resumo

Capacitar pais para mediar intervenções comportamentais com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido utilizado para favorecer o desenvolvimento dessas crianças. Esta revisão sistemática de literatura objetivou caracterizar as capacitações de pais ou cuidadores de crianças com TEA, sob referencial da Análise do Comportamento, analisando as suas características e resultados. A busca foi realizada sem restrição de tempo. Foram utilizados descritores em língua portuguesa e inglesa referentes a autismo, treinamento de pais e análise do comportamento, nas bases de dados e revistas: Pepsic, SciELO.ORG, PsycINFO (APA), Web of Science, Wiley Online Library, Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (BIREME), Revista Brasileira de Análise do Comportamento e Perspectivas em Análise do Comportamento. Foram selecionados 46 estudos e seus dados foram categorizados e analisados, por estatística descritiva, com foco em variáveis dependentes e independentes, comportamentos e conteúdos ensinados aos pais ou cuidadores, estratégias de ensino e resultados. A maioria dos estudos avalia os efeitos de pacotes de treinamento sobre o comportamento da criança e dos pais ou cuidadores e combina estratégias de natureza conceitual, instrucional e prática para ensiná-los a modelar o comportamento das crianças. As pesquisas, em sua maioria, descrevem de forma pouco precisa os comportamentos ensinados aos pais ou cuidadores, não indicando em quais contextos esses comportamentos devem ocorrer ou quais os efeitos esperados sobre o comportamento das crianças. Essa limitação no planejamento dos programas de capacitação pode estar relacionada com resultados inconsistentes e baixa manutenção dos resultados analisados nesta revisão.

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Biografia do Autor

Victória Druzian Lopes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Mestre pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Silvia Cristiane Murari, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Professora doutora da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Nádia Kienen, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Professora pós-doutora da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

Lopes, V. D., Murari, S. C., & Kienen, N. (2021). Capacitação de pais de crianças com TEA: revisão sistemática sob o referencial da Análise do Comportamento. Revista Educação Especial, 34, e19/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X43768

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico