<b>O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria</b>

Autores

  • Renata Vaz Pacheco Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo buscou mapear o processo de inclusão na UFSM. Inicialmente, elaborou-se um breve histórico sobre a inclusão na Europa e no Brasil, abrangendo a atualidade e as perspectivas da inclusão no ensino superior. A idéia de realizarmos uma pesquisa a respeito do processo de inclusão na UFSM surgiu pela necessidade de conhecermos o que está sendo realizado na área de Educação Especial em uma instituição de ensino superior, salientando de que forma a Psicopedagogia e/ou o psicopedagogo pode contribuir nesse processo. A pesquisa, com enfoque qualitativo, foi estruturada através de questionamentos, acerca do processo de inclusão, destinados aos coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir dos dados que foram colhidos, foi possível visualizar como está acontecendo o processo de inclusão no ensino superior e, embora tenha sido constatado que a Universidade Federal de Santa Maria possui nove acadêmicos com necessidades educacionais especiais incluídos, esse processo encontra-se em uma fase inicial, visto que não existe uma política institucional para orientar a efetivação do processo inclusivo.

 

Palavras-chave: Inclusão. Necessidades Especiais. Ensino Superior.

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Como Citar

Pacheco, R. V., & Costas, F. A. T. (2011). <b>O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria</b>. Revista Educação Especial, (27), 151–169. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4360

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua