A centralidade do currículo na construção das identidades surdas

Juliane Marschall Morgenstern, Fabiane Adela Tonetto Costas

Resumo


O presente estudo procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A pesquisa se deu em uma escola comum da rede estadual de ensino na cidade de Santa Maria onde uma aluna surda é atendida na primeira série do ensino fundamental, a partir de observações e de um questionário realizado com a professora da turma. Para a realização deste buscou-se a aproximação da Teoria Crítica do Currículo, dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação a fim de verificar as conexões entre identidade e poder no território curricular da escola comum. Nesse sentido, este trabalho não deseja colocar-se como verdadeiro ou único ao referir-se aos estudos curriculares e a surdez, apresentando-se como uma possibilidade dentre outras tantas possibilidades de reflexão e análise. Assim, a partir da descontinuidade e da inversão intentou-se verificar as representações que se enredam no discurso curricular da escola investigada a partir das proposições que tomaram visibilidade nas enunciações que constituíram o corpus empírico desta pesquisa. O referente estudo traz o entendimento de que a inclusão não diz respeito apenas a práticas inclusivas, mas a uma rede de saberes que se instituem a partir de relações de poder que representam e posicionam os sujeitos, forjando assim suas identidades. Dessa forma não pretende definir uma posição favorável ou contrária à inclusão escolar, mas busca considerar as perspectivas pelas quais se olha os sujeitos surdos nesse processo.

Palavras-chave: Currículo. Educação de Surdos. Inclusão.

Palavras-chave


Curriculum; Deaf Education; Inclusion.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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