<b>Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais</b>

Autores

  • Karina Silva Molon Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Luciane Najar Smeha Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O relacionamento entre irmãos favorece o desenvolvimento de ambos porque a relação que se estabelece é de reciprocidade e de complementaridade. Para algumas crianças, a experiência de ter um “irmão especial” pode ser intensamente positiva, mas para outras a vivência pode ser difícil. Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os irmãos, assim como auxiliá-los no manejo com seus sentimentos relacionados ao irmão, aos pais, à família e consigo mesmo. O desenvolvimento desse projeto estava centrado num grupo de ajuda mútua, dentro de fundamentos teóricos que compreendem a linha psicanalítica, caracterizado por um grupo do tipo homogêneo e aberto, tendo como participantes seis adolescentes e pré-adolescentes, com idade variando entre 10 e 14 anos. As reuniões do grupo aconteciam no Núcleo de Práticas em Psicologia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, e compreendiam dois encontros mensais, tendo duração de 1h30min cada e participação gratuita. Num período que compreendeu os meses de Março à Novembro de 2004. O espaço do grupo permitiu aos participantes a escuta de suas dificuldades do dia-a-dia e principalmente dos sentimentos provenientes do convívio com o irmão e auxiliou também no encontro de novas alternativas para lidar com as diferenças.

Palavras-chave: Grupo de Irmãos. Interação.

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Como Citar

Molon, K. S., & Smeha, L. N. (2011). <b>Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais</b>. Revista Educação Especial, (28), 297–306. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua