Reflexões sobre a desmotivação dos estudantes em aprender e as dimensões afetiva, reflexiva e técnica no trabalho docente

Bettina Steren Santos, Karina Silva Molon

Resumo


A discussão sobre a importância da afetividade para a aprendizagem é urgente. Este artigo pretende debater a relação entre emoção e cognição, enfatizando a importância do vínculo positivo entre professor e aluno para desencadear o interesse em aprender. Destaca-se a complexidade do processo motivacional, tendo em vista a contribuição dos aspectos afetivo-emocionais, cognitivos, sociais e inconscientes na motivação humana. A presente pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa do tipo exploratória, enquadrando-se como um levantamento bibliográfico. O trabalho baseou-se no referencial de Jesus (2004) e Huertas (2001) no que se refere ao estudo da motivação escolar, porque nossa proposta de trabalho, na área da educação, apresenta compatibilidade epistemológica com a crença desses autores. O objetivo foi buscar na bibliografia respaldo para entender como os aspectos afetivos contribuem na motivação para aprender. Lembramos que analisar como se processa o interesse ou o desinteresse em aprender exige do pesquisador estudo sobre as relações interpessoais entre alunos e professores e, fundamentalmente, entre conhecimento e didática de ensino. Destacamos ainda a relevância da “reflexão na e para a ação pedagógica”; a influência do momento histórico e social em que vivemos – repleto de instabilidades e incertezas –; a necessidade que o educador deveria apresentar em estudar continuamente, buscando renovar e analisar a prática cotidiana e aderir a um posicionamento teórico sobre as abordagens educacionais. Conclui-se que as relações positivas entre alunos e professores proporcionam um melhor desenvolvimento global da pessoa, tanto para o aluno quanto para o professor, porque a possibilidade de bem-estar influencia as aprendizagens e nos leva a perceber a invalidade do paradigma dualista – afeto e cognição.

Palavras-chave: Afetividade. Motivação para aprender. Educador.

Palavras-chave


Affectivity; Motivation to Learn; Educator.

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________