Audiovisual produzido por jovens surdos: um roteiro de inclusão e acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X30794Palavras-chave:
Produção audiovisual, Surdez, Empoderamento.Resumo
Este trabalho analisa a relação entre educação e comunicação no contexto da educacional de surdos. A interface entre esses campos, para essa minoria, está baseada nas produções audiovisuais que têm desconsiderado as especificidades culturais e linguísticas da comunidade surda. Parte dessa produção cultural tem sido apenas adaptada por meio de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais, mas pouca produção é de autoria de surdos. A pesquisa investiga a produção audiovisual de alunos surdos na perspectiva da educação para as mídias. Analisa o telejornal O Jornal do Surdo, realizado pelos participantes em uma oficina de linguagem audiovisual, instrumento de pesquisa-ação. Os dados evidenciam a urgência em se desenvolver políticas de incentivo à realização audiovisual de alunos surdos, considerando a relevância da visualidade desses sujeitos para a criação de novas estéticas audiovisuais. Conclui que a inclusão de surdos na produção de novas linguagens amplia o espaço de participação no contexto audiovisual e viabiliza o empoderamento de realizadores surdos.
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