Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Lidiane Aparecida Fernandes, Débora Marques De Miranda, Deyliane Aparecida Pereira, Mayndra Giusti Salvador, Patrick Costa Ribeiro-Silva, Guilherme Menezes Lage

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é decorrente de alterações em áreas do cérebro que implicam em alterações no controle inibitório, na memória de trabalho, no tempo de reação, além de outras funções. As habilidades motoras globais e finas estão comprometidas nas crianças com TDAH e uma desordem ou desarranjo no desenvolvimento motor (DM) pode interferir em diversas fases do desenvolvimento global da criança. O objetivo do estudo foi analisar o DM de crianças com TDAH a partir da avaliação das habilidades motoras fundamentais. A amostra foi composta por oito crianças do sexo masculino com idade média de 10,25 anos. O teste de habilidades motoras foi realizado através do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os resultados alcançados ficaram dentro do esperado e evidenciaram valores abaixo do esperado tanto para o subteste de atividades locomotoras como também para atividades manipulativas. As crianças com TDAH apresentaram um déficit motor acentuado nas habilidades de controle de objetos. A partir da análise do padrão de movimentos é possível identificar os fatores que tornam o movimento limitado, possibilitando a tomada de decisão sobre que habilidades e/ou critérios motores devem ser enfatizados nos programas; o tempo de prática para cada habilidade, e as metas de desempenho da criança. Os resultados evidenciam a necessidade de programas de atividades físicas regulares e sistematizados e permitem concluir que crianças diagnosticadas com TDAH apresentam um atraso no desempenho motor quando comparadas com crianças que estão de acordo com o que é esperado para a faixa etária.

Palavras-chave


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Desenvolvimento Motor; Coordenação Motora Grossa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X22002

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________