Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Lidiane Aparecida Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Débora Marques De Miranda Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Deyliane Aparecida Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Mayndra Giusti Salvador Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Guilherme Menezes Lage Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22002

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Desenvolvimento Motor, Coordenação Motora Grossa

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é decorrente de alterações em áreas do cérebro que implicam em alterações no controle inibitório, na memória de trabalho, no tempo de reação, além de outras funções. As habilidades motoras globais e finas estão comprometidas nas crianças com TDAH e uma desordem ou desarranjo no desenvolvimento motor (DM) pode interferir em diversas fases do desenvolvimento global da criança. O objetivo do estudo foi analisar o DM de crianças com TDAH a partir da avaliação das habilidades motoras fundamentais. A amostra foi composta por oito crianças do sexo masculino com idade média de 10,25 anos. O teste de habilidades motoras foi realizado através do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os resultados alcançados ficaram dentro do esperado e evidenciaram valores abaixo do esperado tanto para o subteste de atividades locomotoras como também para atividades manipulativas. As crianças com TDAH apresentaram um déficit motor acentuado nas habilidades de controle de objetos. A partir da análise do padrão de movimentos é possível identificar os fatores que tornam o movimento limitado, possibilitando a tomada de decisão sobre que habilidades e/ou critérios motores devem ser enfatizados nos programas; o tempo de prática para cada habilidade, e as metas de desempenho da criança. Os resultados evidenciam a necessidade de programas de atividades físicas regulares e sistematizados e permitem concluir que crianças diagnosticadas com TDAH apresentam um atraso no desempenho motor quando comparadas com crianças que estão de acordo com o que é esperado para a faixa etária.

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Biografia do Autor

Lidiane Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus PampulhaBelo Horizonte - MG - CEP 31.270-901 - Brasil
55 (31)3409-2394 - Cel: 55 (31)7356-6080
GEDAM: http://www.gedam.com.br/pesqui.html

Débora Marques De Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Faculdade de Medicina.Universidade Federal de Minas Gerais,
AV Alfredo Balena, 190
Centro
30130-100 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34099650

Mayndra Giusti Salvador, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus PampulhaBelo Horizonte - MG - CEP 31.270-901 - Brasil
55 (31)3409-2394 - Cel: 55 (31)7356-6080
GEDAM: http://www.gedam.com.br/pesqui.html

Patrick Costa Ribeiro-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus PampulhaBelo Horizonte - MG - CEP 31.270-901 - Brasil
55 (31)3409-2394 - Cel: 55 (31)7356-6080
GEDAM: http://www.gedam.com.br/pesqui.html

Guilherme Menezes Lage, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus PampulhaBelo Horizonte - MG - CEP 31.270-901 - Brasil
55 (31)3409-2394 - Cel: 55 (31)7356-6080
GEDAM: http://www.gedam.com.br/pesqui.html

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Fernandes, L. A., De Miranda, D. M., Pereira, D. A., Salvador, M. G., Ribeiro-Silva, P. C., & Lage, G. M. (2017). Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial, 30(57), 115–128. https://doi.org/10.5902/1984686X22002

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua