Quem é o outro, o diferente? Reflexões sobre psicanálise e educação

Autores

  • Cristiana Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15286

Palavras-chave:

destino, sujeito, psicanálise.

Resumo

O presente artigo pretende pensar a concepção de destino em Freud como conceito que implica necessariamente uma reflexão acerca da natureza humana, já que se refere à trajetória temporal dos sujeitos. Tal iniciativa, a nosso ver, enriquece uma discussão quanto ao lugar do outro na ação educativa, questionamento indispensável para que uma prática inclusiva seja possível. As concepções de destino comportam significações para “natureza humana” que influenciam a prática, já que incidem sobre o ideário que temos do outro. É nesta direção que a psicanálise nos indica um caminho: o conhecimento da verdade e desejo do próprio sujeito. Neste caso, a diferença não diria respeito apenas ao outro, mas refere-se ao próprio desconhecimento que cada um tem para consigo mesmo. Aceitar a diferença é poder conviver com a nossa própria condição de desconhecimento em relação a nós mesmos, é visualizar que o caminho humano estará sempre marcado por certa errância.

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Biografia do Autor

Cristiana Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula (1997)mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora do curso de Especialização em Psicanálise da Associação Universitária Santa Ursula e do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro até 2009. Atualmente é professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas).

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Carneiro, C. (2016). Quem é o outro, o diferente? Reflexões sobre psicanálise e educação. Revista Educação Especial, 29(55), 351–360. https://doi.org/10.5902/1984686X15286

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua