Esportes surdos na constituição do ser social: uma compreensão histórica sob a perspectiva da Educação Ambiental

Marco Aurélio Rocha Di Franco, Simone Dos Santos Paludo, Tatiana Bolivar Lebedeff

Resumo


A inclusão social dos surdos é um complexo fenômeno que engloba questões de cunhos morais, conceituais, legais, entre outros. Neste caminho, a principal conquista dos surdos foi, sem dúvida, a oficialização da sua língua como língua oficial brasileira, que é fator de identificação, cultura e socialização para os surdos. Já o esporte teve vultoso papel no processo de organização e de transformação subjetiva dos surdos, o que, no contexto da Educação Ambiental, o caracteriza como ferramenta de modificação dos ambientes físicos e psicossociais por onde os surdos transitam à medida que promove a autoestima dos indivíduos, a autonomia dos grupos e o reconhecimento dos demais. O objetivo deste estudo foi evidenciar o papel do esporte como ferramenta de socialização e de construção de identidade surda e mostrou que os esportes foram motivo e meio de inserção e de modificação das relações político-sociais dos surdos no Brasil .


Palavras-chave


Surdez; Esporte surdo; Identidade surda; Educação ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14964

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________