Compile.exe - Programação para o Ensino M´edio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190485261

Parole chiave:

programação, ensino médio

Abstract

O desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para a resolução de problemas, independentemente da área de atuação. A lógica de programação é uma ferramenta que permite exercitar a capacidade de estruturar uma tarefa de forma metódica, com o propósito de tornar o processo mais eficiente e ágil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal o aprimoramento das habilidades de lógica de programação em alunos do ensino médio, com a finalidade de avaliar o impacto positivo que o estímulo ao raciocínio lógico pode ter na resolução de diversas tarefas e desafios.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leomar Soares da Rosa Jr., Universidade Federal de Pelotas

.

Vítor de M. Mandowski, Universidade Federal de Pelotas

.

Willian do E. S. Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

.

Emerson de V. Vieira, Universidade Federal de Pelotas

.

Ana Carolina N. Konradt, Universidade Federal de Pelotas

.

Laura Q. Jurgina, Universidade Federal de Pelotas

.

Riferimenti bibliografici

Chaves, L. S., Bezerra, C. I. M., et al. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do pet-ti. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, páginas 667–676. SBC.

de Oliveira, M. G., da Silva, M. F., Rodrigues, C. B. (2022). Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, páginas 179–188. SBC.

Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., J´unior, L. S. R., de Souza Marques, F. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 322–331. SBC.

Meneses, L., Mai, L., Rosario, J., de Oliveira, E., and Gomes, R. (2015). Introcomp: Atraindo alunos do ensino médio para uma instigante experiência com a programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 366–375, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pereira da Silva, M., Maciel, R., and Cˆamara, F. (2017). A lógica de programação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da matemática. Ribeiro, L., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., da Cruz, M. E. J. K., de França, R. S. (2022). Proposta para implantação do ensino de computação na educação básica no brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 278–288. SBC.

Schorr, M. C. (2020). Pcomp-model: desenvolvendo o pensamento computacional na educação básica para auxiliar na aprendizagem de algoritmos e programação do ensino superior. Sousa, C. (2011). Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologias. Revista interações, páginas 170–188.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-02

Come citare

da Rosa Jr., L. S., Mandowski, V. de M., Rodrigues, W. do E. S., Vieira, E. de V., Konradt, A. C. N., & Jurgina, L. Q. (2023). Compile.exe - Programação para o Ensino M´edio. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 87–95. https://doi.org/10.5902/2448190485261

Fascicolo

Sezione

Artigos PET

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.