Compile.exe - Programação para o Ensino M´edio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190485261Palabras clave:
programação, ensino médioResumen
O desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para a resolução de problemas, independentemente da área de atuação. A lógica de programação é uma ferramenta que permite exercitar a capacidade de estruturar uma tarefa de forma metódica, com o propósito de tornar o processo mais eficiente e ágil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal o aprimoramento das habilidades de lógica de programação em alunos do ensino médio, com a finalidade de avaliar o impacto positivo que o estímulo ao raciocínio lógico pode ter na resolução de diversas tarefas e desafios.
Descargas
Citas
Chaves, L. S., Bezerra, C. I. M., et al. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do pet-ti. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, páginas 667–676. SBC.
de Oliveira, M. G., da Silva, M. F., Rodrigues, C. B. (2022). Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, páginas 179–188. SBC.
Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., J´unior, L. S. R., de Souza Marques, F. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 322–331. SBC.
Meneses, L., Mai, L., Rosario, J., de Oliveira, E., and Gomes, R. (2015). Introcomp: Atraindo alunos do ensino médio para uma instigante experiência com a programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 366–375, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Pereira da Silva, M., Maciel, R., and Cˆamara, F. (2017). A lógica de programação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da matemática. Ribeiro, L., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., da Cruz, M. E. J. K., de França, R. S. (2022). Proposta para implantação do ensino de computação na educação básica no brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 278–288. SBC.
Schorr, M. C. (2020). Pcomp-model: desenvolvendo o pensamento computacional na educação básica para auxiliar na aprendizagem de algoritmos e programação do ensino superior. Sousa, C. (2011). Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologias. Revista interações, páginas 170–188.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.