Caracterização de peças de madeira produzidas em serraria visando o controle de qualidade.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098328Parole chiave:
Pinus spp., mechanical processing, quality control.Abstract
A precisão das dimensões é uma característica que determina a qualidade de uma peça de madeira. Um estudo, numa serraria localizada em Cachoeira do Sul, RS, foi realizado com o objetivo de quantificar a magnitude da média e da variância das dimensões das peças de madeira produzidas. A largura e a espessura das peças produzidas por quatro tipos de serras foram avaliadas. Duas serras cortam as toras na largura e duas serras cortam na espessura. Foram calculadas as médias, variâncias e os intervalos de confiança para a média e a variância dentro e entre peças das dimensões de largura e espessura. Os resultados mostram que o corte das peças de madeira segue uma distribuição normal sem tendências.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRAVO, P.C. Controle Estatístico da Qualidade In: REUNIÃO ANUAL BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 40a E SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA APLICADA À EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 6o , Ribeirão Preto, 1995. Minicursos. Ribeirão Preto: USP, 1995.
NOCK, H. P., RICHTER, H. G. Tópicos de Tecnologia da Madeira - Controle de Qualidade na Indústria Madeireira. Curitiba: UFPr-Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 1979.
PONCE, R. H. Tecnologia de Desdobro de Pinus e Eucalyptus: a busca da competitividade In: SIMPÓSIO FLORESTAL DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: Ageflor, 1992.
PONCE, R. H. Novas Tecnologias de Desdobro e Beneficiamento de Madeira: a busca da competitividade In: ANAIS DO 7O CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO. Curitiba: SBS e SBEF, 1993. p 310-314.
STEEL, R.G.D., TORRIE, J.H. Principles and procedures of statistics. Nova York: McGraw Hill Book, 1960. 481p.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.