Comparação dos métodos de amostragem de área fixa, relascopia, e de seis árvores, quanto a ficiência, no inventário florestal de um povoamento de <i>Pinus</i> sp. Stand.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098300Schlagworte:
forest inventur, samplimg, relativ efficiency, Pinus.Abstract
No presente trabalho foram comparados os métodos de amostragem de Área Fixa, Relascopia e de Seis Árvores, através do critério de eficiência relativa. O estudo foi realizado em povoamento de Pinus sp., inventariado, pelos três métodos de amostragem , para um erro máximo admitido de 10% da média do volume e 95% de probabilidade de confiança. Os resultados mostraram ser mais eficiente o inventário conduzido com unidades amostrais de área fixa ; enquanto o método da relascopia alcançou 80% e, o de seis árvores 60% de eficiência em relação ao primeiro, tendo sido levantadas, respectivamente, 9; 13 e 31 unidades de amostras, e totalizando 228; 326 e 336 minutos para alcançar a precisão desejada.
Downloads
Literaturhinweise
FINGER, C.A.G. Fundamentos de biometria florestal. Santa Maria: CEPEF/FATEC, 1992. 169p.
HUSCH, B. Plantification de um inventário forestal. Roma: FAO, 1971. 135p. (Estudios de silvicultura y produtos forestales).
HUSCH, B.; MILLER, C.I.; BEERS, T.W. Forest mensuration. New York: John Wiley & Sons, 1982. 402p.
KRAMER, H.; AKÇA, A. Leitfaden fur Dendrometrie und Bestandesinventur. Frankfurt a. M.: Sauerland, 1982. 251p.
SILVA, J.A. Biometria e estatística florestal. Santa Maria: UFSM, 1977.235p.
STERBA, H. Holzmesslehre. Wien: Inst. f. Forstl. Ertragslehre der Univ. f. Bodenkultur, 1986. 169p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.