Estudo do momento ótimo de reforma para povoamentos de <i>Eucalyptus</i> spp - o caso da redução dos custos.
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050981706Palavras-chave:
progresso tecnológico, reforma de <i>Eucalyptus</i>, custos florestaisResumo
Os objetivos deste trabalho foram: a) propor e verificar a eficiência de um modelo matemático que permita estudar os efeitos do progresso tecnológico (redução dos custos) sobre a época ótima de substituir povoamentos de Eucalyptus spp; b) determinar a rotação florestal de um povoamento de Eucalyptus spp; c) verificar qual seria o momento de substituir se as receitas estivessem constantes desde o início dos incentivos fiscais, ou seja, na década de 60, e, d) projetar o momento de substituir o povoamento no futuro, considerando os custos decrescentes e a produtividade constante a valores de hoje. Utilizou-se a Função Gompertz para o cálculo da produção de madeira. O critério utilizado para a avaliação econômica da viabilidade dos projetos foi o Valor Presente Líquido. O modelo proposto permitiu calcular o efeito do progresso tecnológico nos custos no período entre 1960 e 2000 e projetar os valores dos custos para o período entre 2000 e 2040. Concluiu-se que: a) a rotação, com valores atuais, encontra-se, em 7 anos, mantidas as receitas da década de 60; b) o momento ótimo de reforma estaria em seis cortes; c) o modelo mostrou-se eficiente para estimativas em um horizonte de até 40 anos; o estudo da cadeia de substituição mostrou que as épocas ótimas de reforma caíram ao longo dos anos, de seis cortes na década de 60, três na década de 80 e dois atualmente; a tendência é permanecer nos dois cortes passando a três com um pequeno aumento na produtividade das talhadias.
Downloads
Referências
IBDF. Zoneamento econômico florestal do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte –MG, 1974. 182p.
LOPES, H.V.S. Análise econômica dos fatores que afetam a rotação de povoamentos de eucaliptos. 1990. 188p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
MASSÉ, P. Optimal investiment decisions rules for action and criteria choice. Prentice. Hall, 1962. 500p.
REZENDE, J.L.P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2001. 389p.
REZENDE, J.L.P.; PAULA Jr., G.G.; RIBEIRO, G.A., Técnicas de análise econômicas usadas na tomada de decisão referentes à reforma de eucaliptais. In: SEMINÁRIO SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA REFORMA DE EUCALIPTAIS, 1987, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: UFV/SIF, 1987.
REZENDE, J.L.P.; SOUZA, A.N.; OLIVEIRA, A.D. Estudo do momento ótimo de substituição de povoamentos de Eucalyptus spp: o caso do aumento das receitas. Rev. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 59, p.27-39, jun. 2001.
SILVA, A.A.L., Análise econômica da substituição de povoamentos de Eucalyptus spp. 1990. 109p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
SOUZA, A.N. Estudo econômico da reforma de povoamentos de Eucalyptus spp. – O caso do progresso tecnológico. 1999. 140p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Lavras, Lavras.
STEINDL, J. Progresso técnico, distribuição e crescimento: progresso técnico e teoria econômica. São Paulo: Hucitec, 1980. 183p. (Economia e Planejamento, Série Técnica Contemporânea).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.