Redução da capacitância de barramento em driver para alimentação de LEDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40623

Palavras-chave:

Conversor Estático, Buck-Boost, LED Driver, Redução Capacitância de Barramento, Controle Ativo do Ripple

Resumo

Este trabalho apresenta a avaliação de desempenho de técnicas de controle para a redução da capacitâncias em drivers para
acionamento de LEDs. Através do emprego de controle ativo na corrente de saída do driver, pode-se controlar a ondulação oriunda
do estágio PFC da corrente, mantendo-a em níveis adequados com as normas técnicas, sendo elas a IEC 61000-3-2 Classe C e a
IEEE 1789. Este controle permite que a ondulação da tensão de saída possa variar em níveis maiores de amplitude, permitindo
assim o emprego de um capacitor de barramento de menor capacitância e, por conseguinte, maior vida útil e confiabilidade. O
sistema eletrônico analisado é composto pelo conversor Buck-Boost no estágio de controle de potência, para diferentes tensões de
barramento e potências de saída. Foram analisados diferentes estruturas de controladores, no intuito de obter uma analise sobre a
influência desses controladores na redução da capacitância de barramento. Obtendo assim uma maior ondulação na tensão de
barramento, mantendo a concordância com a norma IEEE 1789 referente aos limites de ondulação de corrente nos LEDs.

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Biografia do Autor

Eyad Yousef Ibrahim Yousef, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul

Paulo César Vargas Luz, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

Yousef, E. Y. I., & Luz, P. C. V. (2020). Redução da capacitância de barramento em driver para alimentação de LEDS. Ciência E Natura, 42, e49. https://doi.org/10.5902/2179460X40623