Redução da capacitância de barramento em driver para alimentação de LEDS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40623Palavras-chave:
Conversor Estático, Buck-Boost, LED Driver, Redução Capacitância de Barramento, Controle Ativo do RippleResumo
Este trabalho apresenta a avaliação de desempenho de técnicas de controle para a redução da capacitâncias em drivers para
acionamento de LEDs. Através do emprego de controle ativo na corrente de saída do driver, pode-se controlar a ondulação oriunda
do estágio PFC da corrente, mantendo-a em níveis adequados com as normas técnicas, sendo elas a IEC 61000-3-2 Classe C e a
IEEE 1789. Este controle permite que a ondulação da tensão de saída possa variar em níveis maiores de amplitude, permitindo
assim o emprego de um capacitor de barramento de menor capacitância e, por conseguinte, maior vida útil e confiabilidade. O
sistema eletrônico analisado é composto pelo conversor Buck-Boost no estágio de controle de potência, para diferentes tensões de
barramento e potências de saída. Foram analisados diferentes estruturas de controladores, no intuito de obter uma analise sobre a
influência desses controladores na redução da capacitância de barramento. Obtendo assim uma maior ondulação na tensão de
barramento, mantendo a concordância com a norma IEEE 1789 referente aos limites de ondulação de corrente nos LEDs.
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