O uso de maquetes físicas no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40634

Palavras-chave:

Maquete, Modelagem, Projeto

Resumo

A elaboração de modelos tridimensionais serve como instrumento para complementar a representação de um objeto de estudo e até mesmo como síntese de uma pesquisa. Visando suplementar a formação da comunidade acadêmica foi criado o grupo META, que através da realização de maquetes como método experimental, aborda temas de disciplinas dos cursos presentes da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul, RS, Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos a partir do segundo semestre de 2018, até o momento, nomeadamente, dois protótipos: uma residência unifamiliar, com sistema de automação, e uma ferrovia, para a inserção de um sistema de fonte de alimentação via Bluetooth.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marques Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Henrique Sanches Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Letícia Laureano Xavier de Moura, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Sabine Ritter De Paris, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Francisco Marchet Dalosto, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Matheus Cargnelutti de Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Celso Becker Tischer, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Valéria Rolim Marostega, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Ana Alice Timm Goretti, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Matheus Dottes Binttencourt, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul

Referências

CHING, Francis DK; ECKLER, James F. Introdução à Arquitetura. Bookman Editora, 2014.

CONSALEZ. Lorenzo; BERTAZZONI, Luigi. Maquetes - A representação do espaço no projeto arquitetônico. São Paulo: Gustavo Gili; 2001.

FARRELLY, Lorraine. Fundamentos de arquitetura. Porto Alegre:Bookman Editora, 2014.

KNOLL, Wolfgang. Maquetes Arquitetônicas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

MILLS, Criss B. Projetando com maquetes. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

Gonçalves, F. M., Oliveira, H. S. B. de, Moura, L. L. X. de, Silva, V. V., Paris, S. R. D., Dalosto, F. M., Souza, M. C. de, Tischer, C. B., Marostega, V. R., Goretti, A. A. T., & Binttencourt, M. D. (2020). O uso de maquetes físicas no processo de ensino e aprendizagem. Ciência E Natura, 42, e32. https://doi.org/10.5902/2179460X40634

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)