Distribuição de água por microaspersor de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40584Palavras-chave:
Uniformidade, Padrão molhado, Curva vazão pressãoResumo
Diversos fatores afetam a distribuição de água por microaspersão, como a pressão, o diâmetro do bocal, geometria construtiva e condições ambientais. A distribuição é caracterizada em ensaios descritos pela ABNT NBR ISO 15084 (2004). Assim, este trabalho teve o objetivo de avaliar o microaspersor do fabricante Agrojet, utilizado para irrigação de pomares em Cachoeira do Sul. Utilizaram-se microaspersores com bocal amarelo com diâmetro de 2,3 mm, operando sob pressão 147 kPa (15 mca). Distribui-se uma malha de coletores ao redor do microaspersor, com espaçamento de 0,5 m entre eles, captando água durante 1 h. Por meio do perfil molhado detectou-se que próximo ao microaspersor houve maior intensidade de aplicação, e distribuição considerada desuniforme entre quadrantes, devido à geometria do emissor. Também houve uma lacuna na aplicação de água desde o microaspersor até o final do raio de alcance, resultado do suporte do difusor rotativo, que é espesso e forma barreira ao jato d’água. Portanto, a distribuição de água não foi satisfatória. Mesmo assim, indica-se alinhar o suporte com a árvore irrigada, para minimizar seus efeitos na distribuição desuniforme.Downloads
Referências
ABNT NBR ISO 15084. Irrigação localizada – microaspersores – requisitos gerais e métodos de ensaios. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
BERNARDO S, SOARES AA, MANTOVANI EC. Manual de Irrigação. 8ed. Viçosa: UFV, 2006.
FRIZZONE JA, REZENDE R, FARIA MA. Microirrigação: gotejamento e microaspersão. Maringá: EDUEM, 2012.
JAMES LG. Principles of farm irrigation system design. New York: Wiley, 1988
KELLER J, BLIESNER RD. Sprinkle and trickle irrigation. New York: Chapman & Hall. 1990.
MARTIS PES, SILVA ER, SANTANA VG, ARAÚJO NETO JA, ZANINI JR. Uniformidade de distribuição de água do microaspersor MC-20. Revista de Ciências Agrárias. 2015; 38(1): 65-70.
PALARETTI LF, ZANINI JR, VECCHIATO DA, DALRI AB, FARIA RT. Análise dos coeficientes de uniformidade de aplicação de microaspersores. Irriga. 2016; Edição Especial: 89-98.
SARETTA E, CAMARGO AP, BOTREL TA, FRIZZONE JA, KOECH R, MOLLE B. Test methods for characterising the water distribution from irrigation sprinklers: Design, evaluation and uncertainty analysis of an automated system. Biossystems Engineering. 2018; 169: 42-56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.