Densidade de Tricomas Glandulares e Produção de Óleo Essencial em Mentha arvensis l., Mentha x Piperita l. E mentha cf. Aquatica l.

Autores

  • Cícero Deschamps Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Paraná
  • Jorge Luiz Zanatta Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Paraná
  • Luciane Roswalka Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Paraná
  • Marisa de Cácia Oliveira Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Paraná
  • Humberto R. Bizzo Embrapa Agroindústria de Alimentos
  • Yedo Alquini Departamento de Botânica, Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9699

Resumo

O gênero Mentha possui importância econômica como fonte deóleos essenciais para a indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica.Os principais constituintes do óleo essencial destas espécies são terpenoscuja biossíntese está localizada nos tricomas glandulares peltados dasfolhas. Neste trabalho, determinou-se o rendimento e a composição doóleo essencial, correlacionados com a densidade de tricomas glandularesem ambas as faces (abaxial e adaxial) e em três regiões (proximal, medianae distal) das folhas nas espécies Mentha cf. aquatica L. , Mentha xpiperita L. e Mentha arvensis L. . O experimento foi conduzido no Centrode Estações Experimentais do Canguiri (UFPR) com plantas propagadaspor estaquia. A contagem de tricomas foi realizada por meio demicroscopia óptica em folhas expandidas do sexto nó e a extração deóleo essencial por hidrodestilação. A maior densidade de tricomas foiobservada nas regiões mediana e proximal da face abaxial de Mentha arvensise distal adaxial de Mentha x piperita. Em Mentha cf. aquatica a maiordensidade foi observada na região distal da face abaxial . Outros fatores,como perdas por volatilização e/ou catabolismo, parecem ser maisdeterminantes no acúmulo de óleo essencial que a densidade de tricomas,pois o maior rendimento de óleo essencial foi observado em Mentha xpiperita (32,09 µL. g-1 de MS da folha) e Mentha cf. aquatica (33,23 µL. g-1 de MS da folha), comparado com Mentha arvensis (16,61 µL. g-1 de MS da folha). Os constituintes linalol e acetato de linalila foram predominantesnas espécies M. aquatica e M. x piperita e  a-terpineol em M.arvensis. Os resultados obtidos indicam para a possibilidade de explora-ção destes materiais genéticos para a obtenção destes constituintes comaplicação na indústria cosmética, e alimentícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-19

Como Citar

Deschamps, C., Zanatta, J. L., Roswalka, L., Oliveira, M. de C., Bizzo, H. R., & Alquini, Y. (2006). Densidade de Tricomas Glandulares e Produção de Óleo Essencial em Mentha arvensis l., Mentha x Piperita l. E mentha cf. Aquatica l. Ciência E Natura, 28(1), 23–34. https://doi.org/10.5902/2179460X9699

Edição

Seção

Biologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)