Estrutura de uma Floresta de Mangue na Baía da Babitonga, São Francisco do Sul, SC

Autores

  • Ricardo Vargas Kilca Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Fernando Alberti Universidade Estadual de São Paulo
  • Adriano Mendonça Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Laion Wolff Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9362

Resumo

Os manguezais do entorno da baía da Babitonga representam os maiores remanescentes desse tipo de vegetação no estado de Santa Catarina, mas encontram-se seriamente ameaçados pela expansão urbana. Um trecho de manguezal nessa região teve sua estrutura analisada em uma área amostral de 1.300m2 de manguezal onde foram incluídos na amostragem todos os indivíduos arbóreos com CAP?10cm (ou DAP?3,8cm). Laguncularia racemosa foi a espécie com maior valor de importância na comunidade (VI= 60,3%), seguido de Rizophora mangle (VI= 20,13%) e Avicennia schaueriana (VI= 16,58%). Testes de comparação de médias revelaram que não houve diferenças significativas quanto ao DAP entre essas populações, porém, houve diferença quanto à altura. O mangue apresentou uma densidade estimada em 5.916 ind.vivos.ha-1, 2,44m2 de área basal, uma altura média de 3,62m e DAP médio de 4,27cm. De forma geral, a composição florística e a estrutura do manguezal avaliado tiveram muita relação com outros manguezais da região sul da baía da Babitonga, e permitiram inferir que o manguezal encontra-se em estágio médio de sucessão. A mudança do solo de um substrato mais arenoso para mais argiloso foi o fator que acarretou na variação da densidade das espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Vargas Kilca, Universidade Federal de Santa Maria

Sou Biólogo pela UFpel, Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela UFU e aluno do PPG Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM.

Luis Fernando Alberti, Universidade Estadual de São Paulo

Estudante de Pós Doutorado em Biologia Vegetal, Campus Rio Claro.

Adriano Mendonça Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Prof Depto de Estatística UFSM

Laion Wolff, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Mestrado em Engenharia de Produção UFSM

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Kilca, R. V., Alberti, L. F., Souza, A. M., & Wolff, L. (2011). Estrutura de uma Floresta de Mangue na Baía da Babitonga, São Francisco do Sul, SC. Ciência E Natura, 33(2), 57–72. https://doi.org/10.5902/2179460X9362

Edição

Seção

Biologia